Quem é Você?
O que você responderia?
A resposta seria rápida e certeira ou você hesitaria?
Acredito que a maioria das pessoas teria dificuldade de responder ou daria uma resposta que não responderia de fato o que lhe foi perguntado.
Você sabe quais são seus pontos negativos e positivos? sabe qual é o seu propósito de vida?
Provavelmente seria mais fácil dizer os pontos negativos ou positivos de um amigo ou um familiar.
Isso não lhe parece impróprio? conhecer melhor o outro e não conhecer a si mesmo?
No que se refere ao propósito de vida: você sabe qual é o seu? já parou para refletir sobre isso?
Faço aqui uma reflexão: para ver a nossa imagem, necessitamos do auxílio de um espelho. Já para ver o outro, só precisamos voltar o nosso olhar na em sua direção. Para me conhecer, preciso olhar para dentro. Da mesma forma que necessitamos do espelho para nos ver, para nos conhecer necessitamos também de um espelho, mas um espelho simbólico: é preciso se despir dos autojulgamentos, estar em silêncio e atento e analisar nosso reflexo no outro: como os outros me vêem? como me tratam? isso nos dará uma noção de nossas qualidades e defeitos, ajudar a entender e analisar como estamos nos apresentando para as outras pessoas, como estou me refletindo para o mundo.
O autoconhecimento é de vital importância para cada um de nós. É fundamental para sabermos o que queremos, onde queremos chegar, qual o sentido da nossa vida, pois quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve. Vale ilustra aqui a curiosa conversa entre Alice de Alice no Pais das Maravilhas e o Gato:
Alice: Eu só quero saber que caminho devo tomar.
Gato: Isso depende do lugar onde quer ir.
Alice: Ah, isso não importa.
Gato: Se não importa, qualquer caminho serve.
Ficamos como Alice quando não sabemos o que somos, pois se eu não sei quem sou, provavelmente não saberia que caminho tomar.
Já dizia Sócrates:
Comentários