Autoestima: é a forma como nos vemos, como nos tratamos, o grau de satisfação com a gente mesmo, o apreço, afeição ou consideração em relação a nosso própria pessoa.
Auto é um prefixo que vem do grego e significa por si mesmo, próprio de algo.
Portanto, autoestima é a afeição, apreço ou consideração que damos a nós mesmos.
A autoestima pode ser positiva ou negativa, alta ou baixa, isso depende da forma em que nos consideramos e do apreço que temos conosco. A pior forma de autoestima é a negativa, ou ter autoestima muito baixa, pois não gostar da gente mesmo, não se ter consideração e apreço prejudica a nossa vida em todas as áreas, profissional, pessoal, nos relacionamentos e também tem impacto na nossa saúde mental.
Eu particularmente, não me sinto à vontade, sinto um incômodo tremendo e vontade de se livrar daquela presença, sair para outro lugar.
Mas podemos sair da gente mesmo? podemos reduzir nosso contato conosco?
Pode parecer banal para algumas pessoas mais desatentas, mas não ter uma boa autoestima é doloroso, penoso e prejudicial.
Só lembrando que é um investimento diário:
Precisamos nos conhecer para nos amar. É necessário saber nossos pontos fortes e fracos, nossas crenças, medos, valores e quem somos de fato, qual a nossa missão de vida.
Reconhecer quem somos, nos aceitarmos como somos e aceitar nossa história de vida. Eu sou quem sou.
Ex. às vezes somos algo, mas tentamos ser outra coisa, outra pessoa, porque não nos valorizamos e não nos aceitamos, pior, porque não nos conhecemos de fato e temos comportamentos que estão em desacordo com nossos valores e crenças e isto sim precisa ser mudado.
Não existe nada pior para nossa autoestima do que a comparação com outra pessoa. Aprendi que quando a gente se compara com alguém, sempre perdemos, porque do outro eu só vejo as vitórias, a aparência ou o que ele quer revelar, mas não posso ver as dores e as lutas. Eu só posso sentir por mim e não sou capaz de sentir o que o outro sente e olhando de fora, parece sempre que a outra pessoa é mais feliz, é mais bonita, é mais bem-sucedida. Aquela historia da grama do vizinho que é sempre mais verde.
Então pare de se comparar.
No meu caso, adoro ler um bom livro, assistir um bom filme (Adoro filme de terror! parece loucura eu sei, mas eu adoro!) e caminhar ao ar livre.
Não precismos ser bonitas ou lindas, parecendo uma modelo de revista, com o peso ideal, só precisamos ser nós mesmas, com o nosso peso ideal e não o que nos foi imposto pela mídia, mas precismos cuidar da nossa higiene pessoal, aparência, cabelo, roupas, enfim... Não precisamos de roupas caras, mas é bom usar roupas limpas, que são do nosso número, que estão de acordo com nosso estilo. Ter o cabelo arrumado, as unhas bem feitas e uma boa maquiagem ou não , para aquelas que não curtem. Não há nada que eleve mais a nossa autoestima do que quando estamos bem apresentáveis, bem vestidas, bem maquiadas e com uma boa higiene pessoal, limpas e perfumadas.
Cuidar da gente mesmo é essencial e demonstra carinho e apreço.
Quem não gosta de ver uma pessoa cheirosa e bem vestida?
Eu particularmente não sou o tipo de gosta de academia, mas compreendi que atividade física não é só o que se faz nas academias, mas qualquer atividade que exercite o corpo, como caminhar, correr, dançar e tantas outras. Só precismos descobri do que gostamos e qual atividade é a melhor para mim e praticar.
Ter um objetivo, um projeto de vida eleva sua autoestima em um milhão! pode ser qualquer área da vida, seja profissional ou pessoal. Objetivos e Projeto de Vida é algo que te motiva e te inspira.
Imagina o quanto vai agregar à sua vida e à sua autoestima alcançar seu objetivo? E melhor, já durante a jornada para alcançar seu objetivo, antes mesmo de chegar lá, quanto isso vai trazer de inspiração e motivação.
Trabalhar, por mais que seja o que amamos, ou só cuidar da casa, para as donas de casa, acaba desgastando nossas energias. Ter uma atividade de lazer, tirar um tempo para fazer o que gosta e descansar é bom para recarregar as energias e fortalecer a autoestima. É uma maneira de se auto-presentear, se dar uma recompensa.
Todos nós somos passíveis ao erro; não somos boas em tudo, ninguém é. Não precisamos ser a mais bonita, a mais inteligente, a mais querida. Só precisamos nos amar, nos respeitar, respeitar nossos limites e nos perdoar quando cometemos um erro. Somos humanas acima de tudo!
Espero que tenha conseguido ajudar com essas dicas, que tenha contribuído de alguma forma com o fortalecimento da sua autoestima, pois essas dicas tem me ajudado muito particularmente. Meu objetivo é ser o melhor que eu posso ser e fico feliz em poder contribuir com mais alguém que queira ser a sua melhor versão, pois sermos o nosso melhor estamos contribuindo para um mundo melhor.
Eu creio nisso!
Comentários
Parabéns
Obrigada por Contribuir