Imagine o seguinte cenário: uma família feliz, viajando de férias em seu carro. O pai, a mãe e dois filhos alegres e cantando no percurso da viagem, quando de repente acontece uma colisão.
A intensidade da batida destrói o carro da família, dando perda total, o mesmo carro que eles haviam acabado de quitar. Surpreendentemente ninguém fica ferido.
Após passar por esse acidente, a família tem duas opções: ficar consternada com a perda do carro, tão sonhado, pago a duras penas, com numerosas parcelas que chegavam a comprometer o orçamento familiar. Ou ficar agradecida por ninguém ter se ferido, apesar da gravidade do acidente que ocasionara a perda total do carro.
Na primeira opção, o sentimento é de perda, tristeza e também de revolta. Que azar! acabaram de quitar o carro!
Na segunda opção, o sentimento é de gratidão, alívio e felicidade por estarem todos bem. Que sorte, ninguém se feriu!
Há sempre duas formas de ver os eventos que ocorrem em nossas vidas e sempre podemos escolher o significado que vamos dar a estes eventos. Entretanto, o significado que damos e não simplesmente o ocorrido é que vai gerar sentimentos e sensações que podem ser negativos ou positivos.
Não podemos controlar o que nos acontece, mas podemos dar nosso próprio significado. A Ressignificação consiste em dar um novo significado, de preferência positivo, a eventos negativos.
(Epicteto- Filósofo Grego)
Comentários