Pular para o conteúdo principal

O que aprendi em 2018

 Avaliação e reflexão sobre a minha jornada em 2018

(Desenvolvimento Pessoal)


E mais um ano está chegando ao fim, mais um ano intenso de trabalho, lutas, sucessos e fracassos e também muita aprendizagem. 

2018 foi um ano muito especial para mim. Foi o ano onde iniciei muitos projetos novos, cheguei mais próxima do sentido da vida e finalmente organizei meus planos e metas, colocando-os no papel com objetivo de ter clareza do que eu quero, refletir sobre possíveis caminhos e estratégias, e iniciei os primeiros passos para torná-los realidade.

Também foi o ano em que completei 40 anos!

Eu não tinha o hábito de listar as coisas aprendidas em um ano. Nunca tive a preocupação em organizar as ideias e analisar os resultados obtidos no ano que se encerra.

Portanto, mais amadurecida e ciente da responsabilidade pelos meus próprios resultados,  decidi realizar uma análise de tudo que vivi e experimentei ao longo do ano e listar as principais aprendizagens, como os insights, novas descobertas e nova forma de pensar e encarar a vida. Acredito que é muito importante esta reflexão, que é necessário parar um tempo para relembrar e refletir sobre a nossa vida se queremos ter uma ideia do quanto avançamos e o quanto conquistamos e, assim, refazer a rota, retomar ou reformular projetos e iniciar um novo ano com mais disposição e coragem de enfrentar os desafios.

Compartilho  aqui minha avaliação: o que aprendi ao longo de 2018



  • Compreendi durante o ano de 2018 que o tempo cura qualquer coisa, ou pelo menos, nos ajuda a conviver com algumas dores. Por experiência própria, após vivenciar uma angústia profunda e passar por um período de tormentas, percebi que o passar do tempo me ajudou a supera o que parecia impossível de ser superado.

  • Percebi o quanto nossa intuição é poderosa! aprendi a confiar na minha intuição, pois ela não falha. Porém, é necessário aquietar a mente e escutar a sua voz e seguir o que ela diz. Em muitos momento neste ano, pude comprovar o poder da intuição, quando tinha algo para decidir, ou quando estava diante de uma situação desfavorável.

  • Saber o que queremos na vida ajuda a abrir portas e o universo nos mostra caminhos e nos proporciona habilidades e capacidades para acessar o nosso desejo. Quando estamos certos do que queremos, o universo, ou Deus, seja lá no que você crê, vai nos mostrar um caminho, nos apresentar pessoas e suscitar ideias para que nos aproximemos dos nossos desejos.

  • De posse dos nossos desejos, compreendi que temos que tomar uma decisão e iniciar o projeto, mesmo que ainda não estejamos 100% preparados, pois se você esperar estar completamente preparado, você nunca vai fazer nada. 

  • Investir em conhecimento é o melhor investimento que podemos fazer. Investir em cursos, treinamentos, livros e tudo o que dê habilidades e recursos para realizar qualquer coisa.

  • Temos o hábito de focar muito nas coisas negativas, compreendi que para sermos mais produtivos e conquistar objetivos em nossas vidas, precisamos aprender a focar nas coisas positivas. Focar no que é negativo, além de sugar nossas energias, nos enfraquece mentalmente, provoca ansiedade e medo de avançar. Ao contrário, quando focamos no que é positivo, estaremos sempre mais motivados e atentos às oportunidades, daremos o primeiro passo sem medo de errar, porque errar, na visão positiva, significa aprender.
  • Ter um objetivo nos dá força para encarar os desafios e dissabores da vida.
  • Aprendi, através do maior tesoura da humanidade, os livros, que existem coisas que acontecem em nossas vidas com as quais não temos nenhum controle e é perda de tempo e gasto desnecessário de energia ficar se questionando e tentando entender os porquês. Por outro lado, existem outras situações em nossas vidas que podemos intervir, prever ou corrigir, que estão no nosso controle. São nessas coisas que devemos voltar a nossa atenção e ação.
  • Não devemos esperar consideração, apoio, encorajamento e afeição das outras pessoas, o mais importante não é o que os outros pensam de mim, mas a minha opinião sobre mim mesma.
  • O hábito de estabelecer metas e fazer planejamentos, lista de tarefas mais importantes, auxilia a nossa rotina, otimiza tempo e clarifica o caminho para atingir qualquer objetivo.

Cabe aqui ressaltar os principais pontos para mais clareza e reflexão:

  • O tempo tem o poder de curar nossas mágoas;

  • Nossa intuição é poderosa, devemos ouvir mais a nossa intuição;

  • É preciso saber o que queremos em nossas vidas para que o universo nos dê habilidades e capacidades e nos guie pelo caminho;

  • Tomar decisão e dar o primeiro passo em busca do nossos desejos e objetivos;

  • Investir em conhecimento é o melhor investimento;

  • Focar nas coisas positivas ao invés de focar no negativo;

  • Ter um objetivo nos dá forças para seguir;

  • Há coisas na vida que podemos controlar e outras que estão fora do nosso controle;

  • A opinião que você tem sobre si é mais importante que a opinião dos outros sobre você;

  • Ter metas, planejamentos e fazer lista de prioridades vai facilitar sua rotina e clarificar seus objetivos.

Espero que este post te motive a refletir e avaliar seu ano e que isso contribua para que você tenha mais foco e motivação para iniciar um ANO NOVO com novas resoluções e novos projetos, bem como, com energia renovada e clareza do que tem ou não funcionado em sua vida e o que você tem aprendido em sua jornada. <script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2533948510898221", enable_page_level_ads: true }); </script>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...