Desde a infância eu sou apaixonada por livros e arrisco a dizer que o livro foi meu primeiro Amor.
Mas foi na adolescência o período em que mais tive contato com os livros e onde passei a ser de fato uma leitora assídua. Leitora assídua! Essa frase me lembra minha professora de Português do Ensino Médio, pois ela sempre utilizava este termo, destacando meu hábito pela leitura para motivar e inspirar outros alunos.
Chega de nostalgia! Vamos ao que interessa: os livros!
O primeiro livro que me marcou ainda na adolescência foi A Marca de Uma Lágrima do Escritor Pedro Bandeira. Se um dia alguém me perguntasse sobre algo que marcou minha infância ou adolescência, a resposta estaria na ponta da língua.
A Marca de Uma Lágrima é um livro juvenil, deve ter umas 100 páginas ou um pouco mais, a história é sobre uma adolescente que é gordinha e engraçada, sem atrativos para os meninos e que vê seu amor nos braços de outra, o pior é que a outra é a sua prima bonita, mas burra. O Autor faz uma adaptação do Clássico Cyrano de Bergerac.
Outro livro, ou melhor, não foi um livro, mas uma série completa: A Série Vaga-lume. Não tenho palavras para descrever! Esta série fez parte da minha adolescência, me inspirou o gosto pela leitura, me fez rir, chorar, me fez sonhar!
A série Vaga-lume representou para mim os melhores momentos da minha adolescência!
Claro que teve muitos outros livros e escritores que me inspiraram nessa época, como Márcia Kupstas, Márcia Leite, Álvaro Cardoso Gomes e muitos outros. Foi o período mais intenso dedicado à leitura, o hábito de ler me transportava para outra realidade, me fazia suportar momentos muitos difíceis experimentados naquela ocasião, e me permitia sonhar, acreditar numa vida melhor. Era minha válvula de escape, meu oásis, a paz em meio ao caos. Quando eu lia, eu me sentia feliz e livre!
Mais madura e mais adaptada com a experiência da leitura, passei a ler livros mais complexos, como Dom Casmurro de Machado de Assis, leitura obrigatória para aula de Literatura, mas não menos cativante para mim.
Além dos clássicos, exigência das aulas de Literatura, como já mencionei, iniciei leitura dos livros do Sidney Sheldon, um autor muito querido. Jorge Amado, Casandra Rios e muitos outros. Com o tempo a paixão aumentou e meu gosto se refinou.
Passei por um período em que a leitura não era tão interessante, Fiquei por um bom tempo desmotivada, período em que tinha outras preocupações, trabalho, faculdade, enfim, preocupações e ocupações da vida adulta. Mas voltei com tudo! especialmente este ano. Iniciei uma bela coleção, mas dessa vez não são somente os livros de ficção, ao longo da vida introduzi outras leituras e interesses, dentre eles os pejorativamente denominados Autoajuda que prefiro chamar de livros de Desenvolvimento Pessoal. E foi assim que conheci Tony Robbins e Napoleon Hill.
Segue minha modesta lista de alguns livros mais amados e que ficarão para sempre no meu coração:
1- A Marca de Uma Lágrima/ Pedro Bandeira.
2- O Enigma do Cinco Estrela/ Marcos Rey.
3- O Outro Lado da Meia- Noite/ Sidney Sheldon.
4- O Poder do Subconsciente/ Joseph Murphy
5- O Diário de Maria Helena/ Álvaro Cardoso Gomes.
6- Crescer é Perigoso/ Márcia Kupstas
7- Os Delírios de Consumo da Becky Bloom/ Sophie Kinsela. E todos os outros da saga.
8- O Caçador de Pipas/ Kaled Hosseini
9- Férias/ Marian Keyes.
10- Querido Jhon/ Nicholas Sparks.
11- Carrie, a Estranha/ Stephen King.
12- Misery/ Stephen King.
13- Desespero/ Stephen King.
14- A Garota no Trem/ Paula Hawkins
16- A Mulher na Janela/ A. J. Finn
17- Atitude Mental Positiva/ Napoleon Hill.
18- O Milagre da Manhã / Hal Erold
19- livre/ Cheryl Strayd
20- Poder sem limites/ Tony Robbins.
Além destes, tem muitos outros. Encontrei na leitura uma fonte de prazer inesgotável, aquisição de conhecimento e a possibilidade de viver outras vidas através dos personagens. Super concordo que ler é viajar sem sair do lugar.
Agora é a sua vez: qual a sua lista? Quais são os seus preferidos?
Te desafio a ler todos os dias, de agora em diante, pelo menos 10 minutos por dia.
Topa o desafio?!
Comentários