Pular para o conteúdo principal

5 atitudes para ter um ano novo de verdade

Mais um ano se inicia e com ele, novas promessas, novas metas, típicas de ano novo. Quem nunca entrou o ano prometendo mudar ou fazer algo novo: seja iniciar um nova dieta, fazer aquela pós-graduação ou mudar de emprego?

Pois é, na maioria dos casos, começamos o ano motivados por iniciar um novo projeto, pois o inicio de ano propicia isso, assim como as segundas-feiras, sendo esse o dia internacional de iniciar uma nova dieta. Entretanto, ao decorrer dos dias e meses, nada acontece e quando o ano termina, não conseguimos realizar nada do que planejamos e nos sentimos frustrados e lá vamos nós fazer novas resoluções e por assim em diante.

Por que será que isso acontece com a maioria das pessoas? por que iniciamos o ano cheio de planos e acreditando e não conseguimos colocá-los em prática e sempre acabamos deixando tudo para o próximo ano?

Não basta pensar em fazer algo novo e somente planejar e não ter atitude e disciplina. Com o plano em mente, o próximo passo é agir.

Além de frustrante, não realizar o que tão empolgados planejamos para iniciar o ano, visando ter um ano diferente, efetuar mudanças na vida pessoal ou profissional e verdadeiramente ter o ano novo que queremos, não realizar os projetos, que raramente sai da mente, nos dá a impressão de inércia, ficamos presos a um círculo vicioso: inicia o ano, fazemos novos planos, ao longo do ano não realizamos o esperado e novamente ao final de cada ano, fazemos nova lista de resoluções, para já nos primeiros meses, esquecê-las na gaveta.

No poema Receita de Ano Novo, Carlos Drummond de Andrade nos apresenta sua mensagem de como ter um ano novo de verdade:


Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Essa parte do poema é muito valiosa e diz tudo: para ter um ano novo de verdade nós temos que merecê-lo e merecer significa ir à luta, se dedicar, por em prática o que está em nossas mentes, tirar do papel e transportar para a vida nossas metas e parar de esperar que por decreto de esperança a partir de Janeiro as coisas mudem. 

Ah meu amigo, minha amiga! se você não fizer, nada vai mudar, nada vai acontecer. Portanto, descrevo aqui 5 atitudes essenciais e principais (poderia ser muito mais que 5) para você implementar em sua vida.

Obs: as atitudes devem ser cumpridas uma a uma e na sequência aqui apresentadas:


1- Reflita sobre o que realmente você quer e coloque no papel.

É importante ressaltar que para atingir qualquer objetivo, primeiro você precisa refletir sobre o que realmente QUER e PORQUE quer e verificar o QUANTO está comprometido com seu desejo. É importante também verificar se seu objetivo depende de você ou de terceiros, se ele é viável e relevante para você, isso vai evitar investimentos desnecessários e frustrações, pois para realizar qualquer meta e objetivo, ela tem que ser centrada em você, algo que dependa da sua ação e não da ação de outras pessoas.

Após ter seu desejo definido, coloque no papel de maneira bem específica, isso vai ajudar a clarear sua mente.


2- Aprenda a evitar a procrastinação.

A procrastinação é um dos piores hábitos para quem quer realizar algo, pois ela nos impede de fazer o que deve ser feito. Você vai perceber que quando definir o que quer, vai começar a procrastinar. Não se preocupe, porque é totalmente normal, tudo que é novo gera ansiedade e procrastinação, mas você precisa aprender a vencê-la. Toda vez que perceber que está procrastinando, reflita sobre o seu desejo, leia a meta descrita no papel e pense porque isso é importante para você. Pergunte-se: o que eu ganho se eu atingir isso? o que eu perco se não atingir?

Outra dica: se imagine ao final do ano, agradecendo por ter realizado seu propósito. Visualize seu objetivo atingido e como você se sentirá. Isso lhe dará motivação para seguir.


3- Tenha atitude, aja!

Definida a meta e a sua motivação, vencida a procrastinação, faça um plano e aja! não espere a situação mais favorável, tenha atitude e aja! coloque em prática todas as ações que precisa realizar para atingir seu objetivo e siga em frente munido de persistência.


4-Seja persistente.

Não adiana só agir, é preciso persistir para realizar qualquer coisa. Sem persistência, desistimos na primeira tentativa mal sucedida. Nem tudo vai dar certo de primeira, você deverá se comprometer a fazer, tentar, refazer os planos e seguir até atingir sua meta.


5- Seja positivo.

Trabalhe sua mente para focar no positivo, isso vai te ajudar a realizar seus planos, mesmo que seja uma meta difícil de alcançar e que exija muito de você. Não desanime se algo não sair como você quer, refaça os planos, reflita sobre o que pode melhorar, o que você já fez e o que ainda precisa fazer e fique firme na atitude anterior: persistência!


Coloque em prática hoje mesmo esses 5 passos e atitudes e eu tenho certeza que ao final deste ano, você vai olhar para traz e perceber, com sorriso nos lábios e o coração agradecido, que conseguiu atingir sua meta!


Meta atingida, você experimentará a sublime sensação de que teve de fato um novo ano!


Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo


Espero que tenha contribuído com este post! espero que realmente você atinja a sua meta e que faça deste ano um Novo Ano e uma nova vida.

Mas lembre-se: não adianta querer e não agir. Seu sonho depende de você e ter um Ano Novo de verdade depende de novas atitudes e ações que devem ser colocadas em práticas ao longo deste 2019.

Abraço!  Gratidão! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...