Pular para o conteúdo principal

Fortalecendo a sua Autoconfiança

Autoconfiança é a capacidade de acreditar em si mesmo e ser capaz de realizar qualquer coisa a que se propõe.



É a Autoconfiança que determina nosso sucesso pessoal e profissional, pois confiar em si mesmo te impulsiona e te motiva a tomar decisões e ações, te auxilia a superar dificuldades e lidar com as decepções e fracassos.
Acredito, e você deverá concordar, que ser autoconfiante é uma das maiores virtudes que podemos ter. As vantagens das pessoas autoconfiantes são infinitamente maiores do que das pessoas inseguras. Autoconfiança abre portas e caminhos e nos coloca em posição de sucesso e destaque em qualquer situação.

Ser autoconfiante é uma decisão diária. A autoconfiança se constrói no dia a dia, está sujeita a oscilações, altos e baixos. A boa notícia é que nós somos os maiores responsáveis pela nossa autoconfiança e autoestima e podemos fortalecê-las com ações e decisões práticas, necessitando para isso atenção e consistência.

1- Amar a si próprio
Autoconfiança está intimamente ligada a autoestima. Amar a si próprio é o primeiro passo para se ter autoconfiança.
Cuide da visão que tem de si próprio, se ame incondicionalmente. Repita todos os dias diante do espelho: Eu o amo e o aceito exatamente como você é. (Exercício do espelho sugerido por Louise Hay)


2- Evite se criticar excessivamente
O autojulgamento e as críticas excessivas drenam sua autoconfiança. Pare de se criticar, para de se jogar para baixo!todos erramos, todos temos pontos fracos, ninguém é perfeito. Corrija o que dá para corrigir, o que não te agrada e aprenda a convier com as suas fraquejas, perdoe seus erros do passado e aprenda a ser mais tolerante e gentil consigo mesmo.

3- Lembre-se de suas conquistas e realizações
Lembrar do que conquistamos e das nossas realizações ajuda a fortalecer a autoconfiança, pois teremos como referencia nossa experiencia pessoal, principalmente quando estamos nos sentindo desmotivados e e inseguros.
Eu procuro lembrar de todas as minhas conquistas e nesses momentos, dou uma olhada no meu álbum de formatura, isso me enche de motivação e confiança: sou capaz de tudo! já realizei tanta coisa e posso realizar muito mais!


4- Identifique seus pontos fracos e fortes
Identifique seus pontos fracos e fortes, pois todos temos os dois. Após identificar os pontos fracos, escolha o ponto que queira minimizar ou eliminar, aquele que lhe é mais prejudicial. Escolha dentre sues pontos fortes os que possam combater os pontos fracos. Reforce esses pontos fortes e faça um plano de ação onde a partir dos pontos fortes consiga eliminar ou minimizar os pontos fracos. 
No Coaching, utilizamos a ferramenta Análise Swot onde é possível analisar os pontos fracos e fortes, os recursos internos e externos e assim utilizar os pontos fortes e as oportunidades montando um time para enfrentar os pontos fracos, eliminando-os ou minimizando os pontos desfavoráveis.

5- Tenha objetivos definidos
Ter objetivos definidos, saber o que quer e onde queremos chegar fortalecem muito nossa confiança, pois saber o que quer e perseguir o objetivo nos dá força e motivação para agir.

6- Comprometa-se com seu sucesso
Saber o que quer e trabalhar para atingir nossos objetivos é o primeiro passo, o passo seguinte é se comprometer com nosso sucesso. Quando nos comprometemos em alcançar algo, nos fortalecemos e aprendemos a lidar com os desafios que possam surgir, pois não se desiste do que se quer e como sabemos o que queremos, tendemos a ter maior compromisso com nosso sucesso.
Atingir objetivos e metas, alcançar sucesso em qualquer área de nossas vidas nos possibilita analisar nossa trajetória e sentir mais autoconfiança.

7- Seja Positivo
É praticamente impossível ser autoconfiante quando focamos no que é negativo. Pensamentos negativos nos fazem sentir medo, nos impede de avançar. 
Escolha seus pensamentos e palavras com muito cuidado, evite expressões e pensamentos negativos. Faça disso uma meta diária em sua vida. Tenha pensamentos positivos propositadamente e conscientemente.

8- Saia da posição de vítima
Nunca em hipótese alguma se coloque na posição de vítima, pois essa posição retira todo seu poder pessoal e afeta a sua autoconfiança. Não somos vítimas das situações, somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados, se algo não está como você gostaria em sua vida, repense seus pensamentos e atitudes.

9- Ressignifique situações desfavoráveis
Aprenda a ressignificar situações desfavoráveis! se algo ruim acontecer em sua vida, busca outro significado que seja mais positivo e favorável. Veja as coisas por um ângulo melhor e que te permita mais poder.

10- Cuide da sua aparência
Pessoas que se cuidam, que cuidam do corpo, da vestimenta, que tem asseio e higiene se sentem mais confortáveis. Estar bem com a sua aparência vai te proporcionar maior confiança.
Qual a sensação que você tem quando observa alguém sem higiene pessoal, descabelada, visivelmente descuidada?
Qual a sensação que você tem quando olha para alguém bonita, bem asseada, unhas e cabelos bem feitos, roupas limpas, bem cuidada?
Aparência é tudo! e não estou falando de beleza estética, todos somos bonitos a nossa forma, mas é a forma que nos cuidamos que vai evidenciar ou esconder a nossa beleza.



Existem muitos outros fatores que contribuem para nossa autoconfiança, descubra o que funciona para você. Nos próximos artigos, abordaremos cada tópico, com propostas práticas e sugestões a serem seguidas, passo a passo. 
O que devemos fazer é refletir todos os dias sobre isso e buscar formas que fortaleça nossa autoconfiança todos os dias, é um processo constante e pulsante, vivo. Ter Autoconfiança é uma eterna vigilância: assuma as rédeas da sua vida e do seu sucesso pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...