Pular para o conteúdo principal

O Sinal Verde

O que o sinal verde tem a ver com oportunidades? uma breve reflexão no semáforo.


As vezes, diante de um fato rotineiro, costumo fazer analogias com a vida. Foi assim que ocorreu quando eu estava no trânsito, na fila do semáforo, aguardando o sinal verde.
Havia alguns carros na minha frente, todos parados, aguardando ansiosos. Quando o sinal abriu, observei que o motorista que era o primeiro da fila não movia o carro, apesar de o sinal já estar verde. Provavelmente distraído, fazendo outra coisa ou pensando em algo que ocupasse seu tempo enquanto aguardava o sinal abrir.
Quem é motorista sabe que a gente espera impaciente e quando o sinal fica verde, aceleramos apressados, pois não levará muito tempo até que ele volte a ficar vermelho.
No entanto, em alguns momentos, nos distraímos. Passamos um tempão (nem tanto assim, mas aguardar o sinal abrir, às vezes parece uma eternidade) atentos, ansiosos, na expectativa e quando o sinal abre, é justamente naquele momento de distração. E demoramos um tempo para perceber e arrancar com o carro.
Naquele dia, fiquei pensando, primeiramente irritada: que coisa, se ele não sair logo, não vai dar tempo e o sinal vai fechar de novo!
Depois reflexiva: na vida também é assim, às vezes queremos muito alguma coisa, ficamos com toda atenção focada e expectativa, mas como demora para acontecer algo, perdemos o ânimo e nos distraimos. De repente, o sinal abre, a oportunidade aparece e nos pega desatentos, despreparados. Se não despertarmos a tempo, corremos o risco de o sinal voltar a ficar vermelho.

Quantas coisas deixamos passar em nossas vidas por estarmos desatentos? Ou talvez por termos cansado de esperar, como o sinal verde no semáforo?
O bom disso tudo é que o sinal fecha, mas ele sempre fica verde de novo. Assim também são as oportunidades.
Não se distraia! Senão terá que esperar o próximo sinal.

Comentários

Roxane E. Regly disse…
Verdade mesmo! Que a gente não perca o foco na hora de observar o sinal da vida! Obrigada pela reflexão! :*

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorização do homem, e