Como anda a área da sua vida pessoal referente ao equilíbrio emocional? Numa escala de 0 a 10, que nota você daria para essa sua área da vida? o que precisa melhorar e o que de fato você tem feito para ser uma pessoa mais equilibrada emocionalmente?
Na Roda da Vida, a Área Pessoal está subdividida em Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual e Equilíbrio Emocional.
Já falamos sobre Saúde e Disposição e Desenvolvimento Intelectual, neste artigo vamos falar um pouco sobre Equilíbrio Emocional.
Mas o que significa Equilíbrio Emocional para você?
Quando você olha para a sua vida e pensa em equilíbrio emocional, o que vem a sua mente?
Cada um tem a sua própria ideia do que seja equilíbrio emocional e vai ser de acordo com a sua definição que poderá escolher as ações e meios para o seu próprio processo de busca pelo equilíbrio.
O conceito geral de equilíbrio emocional é ter o controle sobre pensamentos e ações, a capacidade de enfrentar obstáculos e ter controle dos sentimentos e reações.
Portanto, o equilíbrio emocional é de fato muito importante para nosso bem-estar, nosso sucesso em qualquer empreendimento e em nossos relacionamentos, pois saber lidar com os pensamentos e as emoções pode contribuir muito com nossa vida em qualquer aspecto.
Mas ter este equilíbrio, controle sobre nossos pensamentos e ações, emoções e sentimentos, principalmente dentro das adversidades e vivenciando qualquer situação traumática, é de fato algo muito desafiador. Controlar a raiva em momentos críticos, controlar a ansiedade em situações estressantes e controlar o medo, a angústia e o desespero em situações de risco, perdas ou tragédias.
Com certeza é um grande desafio e é muito difícil lidar com algumas situações, situações que nem queremos pensar que poderemos vivenciar sem enlouquecer, mas estamos sujeitos a tudo, coisas boas e também coisas ruins. Nunca estaremos preparados, mas podemos estar fortalecidos emocionalmente para enfrentar as tragédias e situações que exigirão equilíbrio emocional e controle.
Eu acredito que devemos diariamente nos fortalecer emocionalmente, deve ser um processo diário, um compromisso a ser assumido, pois além das situações mais trágicas, como a perda de um ente querido, um problema de saúde e outros desse nível, também devemos ter controle de nossas emoções no cotidiano: no trabalho, nas tomadas de decisões, em nossos relacionamentos, vida familiar, amorosa e com amigos, enfim, qualquer tipo de contato humano, nas relações interpessoais.
Confesso que meu equilíbrio emocional não está numa escala muito satisfatório na Roda da Vida. Sou muito ansiosa e dramática, sou impulsiva em algumas ações e reações, já fiz e falei coisas das quais me arrependi logo depois de ter feito ou falado.
Trabalhando meu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, compreendi que essa área da minha vida merece especial atenção, pois conclui que muito dos meus fracassos e problemas enfrentados se deram pela minha falta de habilidade em lidar com meus pensamentos e emoções. Percebi quanta coisa já perdi e ainda poderei perder se continuar a negligenciar minhas emoções.
Certo dia me peguei pensando: se eu faço tanto drama com coisas tão simples, como vou conseguir lidar com situações mais graves em minha vida? decidi que precisava mudar, entendi que não estamos fadados a ser sempre a mesma pessoa e que a mudança necessita primeiro de uma decisão e depois de ações contínuas, com escolhas de novos hábitos e pensamentos, porém, deve ser uma escolha diária.
Algumas ações e atitudes que estou implementando em minha vida para melhorar meu equilíbrio emocional
1- Cuidar dos meus pensamentos
1- Cuidar dos meus pensamentos
Umas das piores coisas que podemos fazer é deixar o pensamento correr souto e deixá-lo se contaminar por coisas negativas. Procuro cuidar dos meus pensamentos, ficar vigilante e quando identifico uma tendencia ao negativo, trago de volta a razão e foco no lado positivo de qualquer situação.
Temos uma tendência a pensar nas coisas negativas e em tudo de ruim que pode acontecer e no que pode dar errado; é nesse momento que temos que parar o fluxo do pensamento e trocar por outros mais positivos e encorajadores.
2- Respirar profundamente quando em situação de estresse emocional e fazer exercícios de respiração
Respirar fundo e conscientemente é muito bom para controlar as nossas emoções e afastar o pânico, a raiva e outras emoções.
Procuro respirar fundo em situações de estresses e procuro fazer exercícios de respiração que consiste em parar, ficar quieto em um local silencioso e tomar algumas respirações profundas, inspirando todo ar para dentro e segurando por alguns segundos e deixando-o sair devagar. Além disso, a respiração profunda ajuda na oxigenação das células o que contribui também com a nossa saúde.
Já percebeu que na correria do dia a dia nós mal respiramos? por ser algo natural e involuntário, praticamente esquecemos que precisamos respirar para continuarmos vivos. Continuamos respirando, mas não da melhor maneira.
3- Identificar as causas das emoções negativas no momento que elas ocorram
Outra dica que procuro colocar no meu dia a dia é observar as emoções , compreender quais as causas, o porquê de estar tendo tal sentimento, o porque da ansiedade e tensão, porque da raiva ou preocupação. Falo aqui de entender as razões e não somente os motivos e as causas, às vezes é fácil identificar algumas situações, por exemplo, quando estamos com raiva de alguém por ter nos dito algo. Sim, esse é o motivo da raiva, mas quais são as razões? por que algo que alguém disse tem tanto poder sobre nossas emoções? Sempre importante refletir e observar, se questionar, só assim, descobriremos de fato os motivos e poderemos reagir de acordo com a situação.
4- Praticar meditação
Desde que descobri os benefícios da meditação, passei a praticar com regularidade, sempre no período da manhã, antes de sair para o trabalho. A meditação nos ajuda a focar no momento e seu processo nos obriga a viver o presente, freando pensamentos e preocupações, concentrando-se somente no agora e isso é revitalizador! Me sinto mais leve após alguns minutos de meditação e sei que a prática a longo prazo poderá me ajudar a ser mais concentrada e aprender a parar com o fluxo louco dos pensamentos incontroláveis. Ajuda muito e tem feito parte da minha rotina.
5- Mudar o discurso interno
Querendo ou não, o tempo todo estamos tendo um diálogo conosco mesmos. Às vezes, nosso discurso pode ser bem negativo e nos colocar para baixo, por isso, é de suma importância rever nosso diálogo interno, a forma como falamos com a gente mesmo. Porque muitas vezes falamos algo que jamais falaríamos para um amigo ou colega, de tão cruel que pode ser. Não é porque estamos nos dirigindo a nós mesmos que não devemos ponderar e refletir sobre o estrago emocional que podemos fazer com algumas colocações inconvenientes.
Entendi que devemos parar de nos cobrar e de sermos cruéis e precisamos nos apoiar mais, nos confortar mais e nos perdoar, da mesma forma que devemos agir com outras pessoas. Um discurso negativo não pode nos trazer nada de bom. Devemos sim, refletir sobre o que fizemos de errado e procurar concertar ou se melhorar, mas não devemos em hipótese alguma ficar nos julgando e nos desmerecendo.
6- Refletir se vale a pena se sentir assim
Quando algo nos aborrece ou nos entristece, o melhor a fazer é parar e refletir: vale a pena continuar se sentindo assim? o que eu ganho com isso? o que eu perco com isso? o que esse sentimento está me trazendo de bom? vale a pena continuar sentindo raiva/ medo/tristeza?
A reflexão sobre isso poderá clarear a nossa mente e nos ajudar a tomar uma decisão, pois nós sempre podemos decidir.
Tudo em nossa vida é 10% o que nos acontece e 90% tem a ver com a forma como reagimos ao que nos acontece.
7- Fazer caminhadas
Outra atividade excelente e que eu tenho adotado para a minha vida é a caminhada. Quando estou triste ou com raiva, ou agitada, saio para caminhar e sinto uma melhora repentina no meu estado de humor. Poderia citar inúmeros estudos e pesquisas sobre os benefícios de uma boa caminhada, entretanto, melhor e mais prático que isso, é poder experimentar na pele esses benefícios.
Comentários