Empoderar: ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.
Como Assistente Social atuando há sete anos no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social - no município de Santa Bárbara d'Oeste- SP, e tendo como maioria esmagadora de usuários o público feminino, sendo elas muitas vezes a provedora da casa e da família ou a única referência dentro do seu domicílio; e levando em conta as diversas demandas trazidas por essas mulheres e suas dificuldades e desafios diários, criamos o projeto Empoderamento Feminino para as mulheres do CRAS.
O Projeto tem como objetivo orientar e trazer informações sobre as questões sobre Planejamento Familiar, sendo elas a maiores responsáveis por cuidar e criar os filhos; Pensão Alimentícia, sendo que grande parte não tem auxílio dos genitores para manter os filhos; Lei Maria da Penha e Violência Doméstica, uma vez que as estatísticas comprovam a quantidade de mulheres que ainda, em pleno século XXI, são vítimas de seus maridos e companheiros e perdem a vida diariamente pela mão daqueles com quem escolheu viver.
O primeiro encontro ocorreu em Março de 2019, dia 21, no espaço do CRAS com usuárias atendidas e acompanhadas pela equipe técnica.
Neste encontro falamos sobre Planejamento familiar e Direito reprodutivo, onde contamos com a parceira da Psicóloga do Centro de Referência em Saúde da Mulher também do Município de Santa Bárbara d'Oeste. O objetivo era o de informar sobre os serviços existente no município referente ao planejamento familiar e de orientar sobre o direito reprodutivo com responsabilidade e planejamento, reforçando que ter filhos é uma escolha, um direito, mas acima de tudo, um ato de total entrega e responsabilidade. Refletir sobre a questão da maternidade e a escolha mais acertada, pois hoje contamos com diversos métodos para prevenir uma gravidez e, graças ao avanço da ciência, podemos planejar a maternidade e, muito além disso, podemos escolher como, quando e se teremos filhos.
Enquanto integrante da equipe técnica do CRAS, observamos que grande parte das nossas usuárias não se planejam para ter filhos, a gravidez simplesmente acontece, sem que haja reflexão, decisão e planejamento. Nosso objetivo é o de orientar sobre o poder de escolha, já que ter filhos vem junto com responsabilidade.
Antes de ter um filho, o ideal é refletir sobre os seguintes aspectos:
1- Eu estou preparada para ser mãe, seja emocional, física e financeiramente?
2- Eu quero assumir essa responsabilidade neste momento da minha vida?
3- Eu realmente quero ser mãe? lembre-se que é uma escolha sua.
4- Como ter um filho nesse momento vai impactar minha vida? minha carreira? minha rotina?
5- Eu tenho o apoio que necessito para cuidar deste filho?
6- Eu posso adiar essa decisão?
Ser mãe é uma escolha e uma responsabilidade, espero que você tenha sempre consciência dessa escolha e, se decidir ser mãe, que a sua maternidade seja um projeto bem pensado e uma decisão abençoada.
Não precisamos ter filhos para agradar a um companheiro, quando eles querem ir embora, eles vão e nem sempre se importam.
Não precisamos ser mães se essa não for a nossa vontade: não importa o que a sociedade diz, a escolha é sua, pois toda a responsabilidade também o será.
Podemos escolher o momento certo para exercer a maternidade e realizar nosso sonho de ser mãe. Temos o direito de organizar nossa vida, nossa carreira antes de trazer uma criança ao mundo.
Temos que ser responsáveis: somos donas do nosso corpo e dispomos de meios para prevenir uma gravidez, parem de se comportar como bichos no cio que não controlam a própria sexualidade, cujo instinto é a procriação. A natureza nos deu consciencia e poder de decidir.
Planejamento é respeito com a vida nova que colocaremos no mundo.
Ser mãe pode ser uma dádiva ou um tormento, depende de qual momento você está em sua vida.
Mulheres, se empoderem! começando pelo seus úteros!
script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<script>
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({
google_ad_client: "ca-pub-2533948510898221",
enable_page_level_ads: true
});
</script>
script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<script>
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({
google_ad_client: "ca-pub-2533948510898221",
enable_page_level_ads: true
});
</script>
Comentários