Pular para o conteúdo principal

Uma boa vida é uma vida de qualidade

Qualidade de vida indica os níveis das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem desde o bem estar físico, mental, psicológico e emocional e os relacionamentos sociais, bem como a saúde, educação e outros.


A parte a definição acima, qualidade de vida para mim é ter saúde, mental e física, ter disposição para realizar atividades físicas e laborais, ter fé em algo, ter um objetivo e propósito de vida e sentir-se livre!

Agora gostaria que você encontrasse seu próprio conceito de qualidade de vida e depois avalie como anda a sua vida dentro dos seguintes pontos, de acordo com a Roda da Vida:

Hobbies e diversão: de zero a dez, qual sua avaliação dessa área da sua vida, sendo 0 totalmente insatisfatório e dez totalmente satisfatória.


Nota: ___________________________________________________

Se sua nota for muito baixa, se estiver insatisfeito com essa determinada área da sua vida, escolha de uma a três ações para ser realizada ainda esta semana que vai melhorar esta área da vida:

Tarefa 1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: ___________________________________________________

Se você não tem tido diversão e hobbies em sua vida, decida mudar essa situação, se dedique a um hobby, por exemplo: faça aulas de dança, se matricule em um curso, saia para dançar, vá ao cinema, faça um curso de teatro, um curso de fotografia, comece a caminhar, faça uma trilha, medite, aprenda tocar algum instrumento musical... decida o que lhe atrai.

Felicidade e Plenitude: agora avalie de zero a dez o quanto você se sente feliz e pleno:


Nota: ___________________________________________________

De acordo com a sua avaliação, se você está muito insatisfeito, decida tarefas para melhorar sua felicidade e plenitude, procure fazer algo que lhe deixe mais feliz e realizado:

Tarefa1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: __________________________________________________

Descubra o que faz ou poderia fazer você se sentir mais feliz e pleno. Eu sugiro meditar para acalmar a mente e alcançar a paz interior. Sugiro todos os dias pela manhã pensar em pelo mensos três coisas pela qual é grato, isso vai mudar sua perspectiva das coisas e da vida. 
Analise-se, se conheça, ninguém é alegre o tempo todo, tem dias que estamos tristes ou irritados, tem dias que acontecessem fatos que mexem com nossos sentimentos, mas de forma alguma é normal ser infeliz o tempo todo, todos os dias. 

Espiritualidade: Analise a sua vida Espiritual, sendo espiritualidade a noção de que a vida está além desse plano e somos mais que matéria, que há algo superior a nós, pode ser Deus, Universo... enfim. avalie como anda este aspecto da sua vida:



Nota: ___________________________________________________

Se observar insatisfação com esta área da vida, pense em ações para melhorar a sua espiritualidade:

Tarefa 1: ___________________________________________________

Tarefa 2: ___________________________________________________

Tarefa 3: ___________________________________________________

Sigo a sugestão do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso de Deepak Chopra na Primeira lei- Lei da Potencialidade Pura: Reserve alguns minutos do dia para ficar em silêncio ou em meditação; reservar um período do dia para comungar com a natureza, contemplando um por do sol, sentindo o cheiro de uma flor etc. ao realizar essas atividades, evitar o julgamento, não julgar o que acontece, só sentir.

Espero que este artigo seja útil para você e que possa encontrar atividades e realizar ações que vão de fato melhorar a sua qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...