Você já parou para pensar como nossa cultura nos empurra para dependência?
Somos bombardeados o tempo todo com a urgência e necessidade de encontrar um amor, de ter uma família, de estarmos cercados por amigos, de termos filhos, de sermos aprovados por terceiros etc.
Isso é massacrante! Lutamos por independência, mas ouvimos o tempo todo que temos que ter alguém, seja um companheiro, filhos, ou seja lá quem for... e crescemos com essa ansiedade, acreditando que viver sem ter alguém vai nos tornar uma pessoa fracassada, desvalorizada. Dai a urgência em encontrar esse alguém, como se sozinhos não fôssemos suficientes.
Devemos educar nossos filhos e nos educar para a independência, para aprender a viver sozinho, se sentir bem sozinho e ser feliz sozinho e se alguém aparecer para dividir a vida, que essa pessoa seja um parceiro, um UP e não uma necessidade, como se disso dependesse nossas vidas.
Não deixe ninguém te convencer de que você não é suficiente e precisa de uma metade, como a triste história da carametade, a metade da laranja, a tampa da panela.
Não deixe ninguém te dizer que precisa casar, ter filhos, ter família etc. Só os tenha se for para complementar a sua vida.
Não seja dependente de ninguém! A única pessoa que nos é indispensável somos nós mesmos.
Ame, tenha filhos, se assim quiser, mas seja suficiente! Procure sempre ser auto-suficiente.
Comentários