Pular para o conteúdo principal

Um fator determinante para o sucesso

Alcançar objetivos, ter a vida que você deseja ter, ser bom naquilo que você faz e alcançar o inalcançável vai exigir novos hábitos e um dos fatores decisivos para isso será a PERSISTÊNCIA.


As pessoas querem realizar algo, muitas planejam, entram em ação, mas desanimam na primeira dificuldade.
A diferença entre as pessoas que conquistaram algo e as que não conquistam nada, é a persistência. Sem ela, fica difícil realizar qualquer coisa, pois nem tudo dará certo de primeira, muitas vezes será preciso persistir.
Para alcançar qualquer objetivo, primeiro é preciso determinar qual é o OBJETIVO, depois montar um planejamento e um plano de ação. Com o objetivo estabelecido e um plano de ação, o terceiro passo é a AÇÃO. Até aí muitas pessoas chegam, o problema começa a partir daqui, onde esbarram no primeiro ou segundo obstáculo e param no caminho ou recuam, desistem. Fracassam por não persistir em sua missão.

Em seu livro Quem Pensa Enriquece, Napoleao Hill aborda os principais passos para o sucesso e a riqueza, entre eles, a persistência: sendo o oitavo passo e o esforço necessário para induzir a fé.
O autor ainda reforça que a persistência é um estado de espírito: pode ser cultivada e se baseia em causas definidas, a saber:

Certeza de propósito: saber exatamente o que se quer;
Desejo: não se trata só de querer algo, mas de se ter um intenso desejo;
Autoconfiança: a certeza da própria capacidade;
Precisão de planejamento: ter planos bem organizados.
Conhecimento apurado: certeza baseada na experiência e observação;
Cooperação:  ter cooperação de maneira harmoniosa, solidariedade de outros, aqui sugiro que a cooperação não seja só de outrens, mas você mesmo ser o seu próprio cooperador.
Força de vontade: concentrar nos planos;
Hábito: a persistência é resultado direto do hábito. A atitude de persistir por si só já é um hábito, um bom hábito que deve ser desenvolvido por todos que desejam prosperar.

Porém, é preciso distinguir persistência de insistência; insistência consiste em tentar várias vezes a mesma coisa, insistir em algo sem reflexão ou estratégia inteligente, ou seja, é o famoso bater na mesma tecla.
Persistir consiste em seguir tentando, mas analisar, avaliar o que deu errado, refazer a rota, utilizar outra estratégia. O objetivo continua o mesmo, o que muda aqui são os meios para atingi-los. Ao contrário da insistência, onde o objetivo permanece o mesmo e também os meios, mesmo sendo constatada a inviabilidade.

Portanto, que sejamos persistentes em  nossos projetos, mas em hipótese alguma, insistentes. Que nosso objetivo seja relevante o bastante para que sigamos firmes, sempre em frente e que nada nos faça desistir daquilo que queremos e que os obstáculos sejam contornados com inteligência. A arte de persistir nos levará aos mais altos patamares em nossa vida. 
Quando quiser desistir, lembre-se daqueles que realizaram grandes feitos e que os realizaram não porque foi fácil e acertaram de primeira, mas porque desejavam profundamente e persistiram. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...