Pular para o conteúdo principal

Vida Profissional e Propósito de Vida


Como anda a sua vida profissional? você está satisfeito com a sua atividade profissional? você trabalha com aquilo que você gosta ou se identifica e escolheu? ou apenas trabalha para pagar as contas, mas não se identifica com a função que desempenha?
Trabalho para você tem sido uma realização pessoal ou uma tortura a qual você precisa se submeter, pois precisa pagar as contas
e prover a sua subsistência?


Segundo o dicionário, trabalho é um conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Atividade profissional regular, remunerada ou assalariada. 

Carreira significa estrada estreita, caminho; qualquer profissão especializada a que se oferece oportunidade de progresso ou onde há promoção hierárquica. 

O conceito de propósito de vida é o que orienta toda a nossa trajetória existencial, pois está intimamente associada à nossa identidade e se baseia nas nossas crenças e valores.

A partir dos conceitos acima, vale uma reflexão, tendo em vista a correlação entre trabalho, carreira e propósito de vida.  A atividade profissional que você desempenha é tida para você como uma carreira, ou seja, um caminho cujo objetivo é seu progresso e promoção profissional, ou como somente um emprego, algo que paga as suas contas, mas que não tem nada a ver com um propósito de vida?
Grande parte do nosso dia é passado no exercício de nossa atividade profissional,  entre 8 a 12 horas, estamos ocupados trabalhando, seja construindo um objetivo de vida, um projeto e buscando nossa prosperidade ou simplesmente entregando nosso tempo para obter um valor em dinheiro, simplesmente isso, buscando um valor monetário para nossa subsistência.
Trabalhar em nossa sociedade não é algo opcional, somos obrigados a exercer alguma atividade profissional para obter a moeda de troca, o retorno financeiro para aquisição de bens como alimentos, moradia, vestimentas e outros. Não existe outra forma que não seja essa, vender nossa mão de obra. O sistema prevê este modelo de relação social e modo de sobrevivência.
Porém, trabalhar não necessariamente deve ser algo ruim, um mal necessário para atingir um fim, pagar as contas. 
Eu sou naquelas que acredita que trabalhar tem que ser algo muito maior do que somente pagar contas. Trabalhar pode e deve ser algo que tem a ver com nosso propósito de vida e realização pessoal.
Mas como fazer da obrigação de trabalhar um meio de realização pessoal e satisfação do nosso objetivo maior que é a realização pessoal?
Pois bem, primeiramente, você deverá investir em você e em sua vida profissional tendo como foco não apenas a moeda de troca, mas sim, a sua realização pessoal. 
Não perca seu tempo e energia para encontrar um emprego, um trabalho, mas construa sua carreira alinhada a suas crenças, interesses e projeto de vida. 
Antes de sair por aí a procura de um emprego, trabalhe seu autoconhecimento, saiba quem é você, quais são seus interesses e habilidades, o que representa suas satisfação pessoal e sentimento de realização, seu propósito de vida.
Reflita sobre que marca quer deixar no mundo. Em que você pode contribuir para ajudar a fazer um mundo melhor e ser uma pessoa melhor.
Não procure um emprego por procurar, procure o significado que essa atividade terá para a sua vida. Procure compreender quem é você e onde você se encaixa e trabalhe com aquilo que vai representar de fato  seu propósito de vida. 
resumindo: não tenha um emprego, não perca seus tempo, dinheiro e energia para ter um emprego que pague as contas, mas sim, uma careira, trabalho que corresponda a sua real missão de vida.
Agora reflita: minha ação profissional está alinhada as minhas crenças, valores e ideais? e o quanto isso me deixa satisfeito ou insatisfeito? 

Sugestão de treinamento: 
Para ajudar você neste processo de construção da carreira atrelada ao seu propósito de vida, eu criei o treinamento Carreira e Propósito de Vida. Segue link de acesso:
https://go.hotmart.com/D15971783E

<script data-ad-client="ca-pub-2533948510898221" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...