Você estabeleceu metas na sua vida? algo que deseja alcançar a curto, médio ou longo prazo?
Se sim, você acredita que suas metas são claras e bem definidas? ou seja, você acredita que sabe criar metas efetivas? ou tem tido dificuldades de estabelecer metas que são viáveis e possíveis de serem realizadas?
A maioria das pessoas tem metas, algo que deseja para sua vida. porém, grande parte falha por não saber estabelecer metas realizáveis. Acreditam que tem uma meta. E essas metas são as seguintes: ser feliz, estar em paz, emagrecer, etc. O problema está no fato de que essas metas não são claras e definidas e não são passíveis de serem realizadas. Antes você precisa definir o que é ser feliz ou estar em paz para você e como saberia se essa meta foi ou não atingida. Quanto a emagrecer, por exemplo, o que isso de fato significa para você, perder 10 quilos, 3 quilos, enfim, somente emagrecer é vago e não mensurável.
Em outros casos, as pessoas elaboram metas grandiosas, mas sem um porquê e muito além do real e, portanto, inatingível. Por exemplo, desejar ser alta e elegante se você nasceu com estatura baixa ou média. é só um exemplo, mas se aplica a outros casos, ter uma meta impossível, algo muito além das suas possibilidades de realizar pode ser frustrante e com certeza, você irá fracassar, mesmo porque, antes de fracassar, muitas vezes, você irá desistir, porque, como eu disse acima, precisa existir um porquê, ou seja, uma motivação. A meta precisa ser relevante, importante para você, caso contrário, você desistirá no primeiro obstáculo.
Em Coaching, utilizamos uma ferramenta chamada SMART. Toda meta para ser meta precisa passar pelo crivo da SMART.
SMART é uma sigla em inglês, que significa: S de Específica, M de mensurável, A de alcançável, R de relevante e T de tempo.
Dessa forma, podemos concluir que toda meta precisa ser específica. Você precisa de clareza na sua meta, expressar de fato o que você quer, por exemplo, emagrecer 10 quilos. Além disso, a meta precisa ser mensurável, ou seja, necessita de uma medida, algo que comprove que você atingiu seu objetivo, o caso, perdeu 10 quilos. A meta também precisa ser alcançável, não adianta querer perder todos os quilos indesejados em um curto espaço de tempo, sendo que em tese isso seria impossível, ou querer ter 50 Kg em 1 mês se você é uma pessoa que pesa 100 kg atualmente, isso não é real e nem possível. Além de alcançável, a meta tem que ser relevante para você, precisa ser algo que você deseja muito realizar, e que seja por você mesmo e não pelos outros. Quando nossa meta não é importante para nós, nossa tendencia, como eu falei, é desistir diante do primeiro obstáculo. Por fim, você precisa estabelecer um prazo para atingir essa meta, por exemplo, perder 5 Kg em 60 dias.
Se sua meta atende a todos os critérios acima, com certeza é uma meta viável e efetiva e você tem ótimas possibilidades de atingi-la. Caso não atenda a um ou mais critérios, você precisa repensar a sua meta. Precisa reformulá-la, se for o caso, ou admitir que é apenas um sonho e não uma meta.
Definido a meta e sendo aprovada pela SMART, lembre-se que agora você precisa agir. Nenhuma meta se realiza sozinha e sem esforço, você precisa fazer o que precisa ser feito e persistir até atingir seu objetivo.
Quer aprender a criar metas melhores, comece com metas pequenas e depois vá aumentando. Sempre se pergunte se sua meta é específica, se é mensurável, alcançável, relevante e determine um prazo para atingi-la.
Espero que este artigo possa te ajudar a refletir sobre suas metas e em que você tem depositado energia e tempo e se de fato está no caminho certo. Espero que a partir de agora, você consiga estabelecer metas que de fato serão efetivas e que possam te ajudar a subir para o próximo nível em sua vida.
Duvidas e sugestões, deixe seu comentário.
Comentários