Pular para o conteúdo principal

10 Dicas para lidar com aqueles dias negativos e de baixa energia vital

Sabe aqueles dias em que a gente sente que nossa energia vital está em baixa? aqueles dias em que  acordamos sem disposição, irritada ou triste, seja por acontecimentos desagradáveis ou simplesmente porque acordamos com o pé esquerdo?

Pois é, nem todos os dias serão bons, haverão dias ruins! e disso ninguém, absolutamente ninguém pode fugir. Pode ser por acontecimentos ruins e desagradáveis com os quais a gente não soube lidar ou porque em determinado dia acordamos meio para baixo, com energia vital negativa.

Nesses dias é bom termos um plano, estratégia de como sobreviver sem desmoronar ou surtar. Segue abaixo algumas dicas que tenho aplicado na minha própria vida e que tem potencial de gerar resultados positivos: 

1- Expresse sua dor 

Chore se precisar chorar! essa é uma forma de por para fora a angústia ou dor que estiver sentindo. Chorar pode aliviar, trazer conforto e ajudar a expurgar seu coração e mente. Invariavelmente, após expressar a dor através do choro, é como se a gente tivesse tirado isso de dentro da gente e nos sentimos mais leve e calma. 

2- Tome um banho demorado

Dedique-se a você mesmo, ao seu autocuidado. Tome um banho demorado e gostoso. Esqueça por alguns minutos o mundo lá fora e se concentre em você, seja uma ducha ou em uma banheira, você notará que vai se acalmando durante o banho e sentirá limpa, cheirosa e renovada depois do banho.

3- Prepare um chá da sua preferência

Fiz uma experiência e obtive um resultado positivo. Dedicar alguns minutos para saborear aquele chá quentinho e saboroso possibilita um momento de paz e suavidade, tudo que precisamos naqueles dias ruins.

4- Assista seu filme ou série favorita 

A arte visual tem o poder de fazer com que a gente experiente outras vidas, outras realidades e assistir um bom filme ou a sua série favorita pode ajudar a passar por aqueles momentos de energia baixa.

5- Dance 

Coloque aquela música e dance! dance sozinha mesmo, na própria sala da sua casa. Dança libera endorfina, hormônio do prazer e alivia o estresse.

6- Leia

Leia um bom livro, leia aquilo que você gosta de ler, pode ser uma leitura de ficção ou algo que você tem interesse e te da prazer.

7- Converse com amigos e pessoas queridas

Seja presencial ou via whatsapp, converse com aquele amigo ou pessoa querida, não precisa ser necessariamente para se queixar da vida, mas só para entrar e contato com pessoas que podem te transmitir uma nova energia positiva.

8- Faça caminhadas ao ar livre

Saia de casa, coloque fones de ouvido e vá para uma praça ou parque e dedique alguns minutos para caminhar. Isso tem me proporcionado resultados fabulosos, pois sou muito ansiosa e, às vezes, tenho crises de pensamentos repetitivos e desagradáveis e caminhar traz paz, calma, alivia o estresse. 

9- Faça meditação 

Medite ou fique alguns minutos em silêncio. Pesquisas científicas comprovam os benefícios da meditação para a nossa mente e corpo. 

10- Durma, descanse

Tire um cochilo, durma um pouco, deixe o mundo lá fora e descanse sua mente e seu corpo. Uma boa noite de sono ou um cochilo de dia pode fazer maravilhas.

As dicas são essas e todas foram experimentadas e aprovadas por mim mesma. 

Quais são as suas dicas? o que você faz quando está naqueles dias  ruins? 

Atenção! essas dicas não mudam o fato de que você não tem que identificar os motivos e causas, bem como não te isenta de resolver os problemas que estão te incomodando; não se trata de fugir da realidade, mas de recuperar e renovar as energias, e principalmente, superar situações desagradáveis e dores da vida com as quais você não tem nenhum controle, pois alguns fatos em nossas vidas fogem ao nosso controle e não temos nada para fazer, a não ser lidar da melhor forma possível com a situação, superar e seguir em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...