Desde criança, já em idade escolar, somos submetidos a uma escala de avaliação com notas de zero a 10, sendo 0 muito ruim e 10 excelente resultado. A nota nos dá uma ideia de como anda o aprendizado do aluno e também serve de referencia do que está bom e o que ainda precisa melhorar.
Proponho a mesma ideia para a vida pessoal: avaliar sua vida em todas as áreas, atribuindo notas de zero a 10.
Assim como a nota da avaliação de provas estudantis, a nota atribuída a cada área da vida também serve de parâmetro para saber se você está indo bem e o que precisa melhorar.
Para seu Desenvolvimento Pessoal, é essencial a tomada de consciência da própria situação de vida e identificar desequilíbrios, áreas não satisfatórias e que precisam melhorar. O equilíbrio se torna necessário porque quem vai muito bem em uma área e negligencia outras áreas da vida, inevitavelmente vai ter problemas adiante, além de prejudicar todo seu processo de desenvolvimento pessoal: seja um bom profissional, mas também seja uma boa pessoa! tenha uma vida familiar incrível, mas não se esqueça de ter uma carreira satisfatória. Não dá para focar em somente uma área da vida, somos um todo e para vivermos em congruência e evolução, é preciso se atentar a todos os aspectos vitais e importantes, como ter saúde (Física e mental), ter qualidade de vida, ter bons relacionamentos e uma boa vida profissional; tudo está conectado.
Já falei aqui no Blog e acredito ser válido falar dela novamente, por se tratar de uma ferramenta poderosíssima: a Roda da Vida.
Vamos iniciar analisando cada área. Atribua uma nota de zero a dez a cada área específica.
Registre aqui seus resultados, após atribuir as notas e refletir sobre porque acredita que a nota corresponde a área analisada, quais evidências comprovam que a nota está correta?
VIDA PESSOAL
Saúde e disposição: Nota (0 a 10)
Numa escala de zero a 10, o quanto você está satisfeito com a sua saúde e disposição? sendo zero totalmente insatisfeito e 10, totalmente satisfeito. Faça o mesmo com todas as demais áreas abaixo.
Equilíbrio Emocional: (0 a 10)
Desenvolvimento Intelectual: (0 a 10)
QUALIDADE DE VIDA
Criatividade/ Hobbies/ diversão: (0 a 10)
Felicidade e Plenitude: (0 a 10)
Espiritualidade: (0 a 10)
RELACIONAMENTO
Família: ( 0 a 10)
Relacionamento Amoroso: (0 a 10)
Vida Social: ( 0 a 10)
PROFISSIONAL
Realização e Propósito: (0 a 10)
Recursos Financeiros: (0 a 10)
Contribuição Social: (0 a 10
Agora faça uma análise de seus resultados:
Há equilíbrio em todas as áreas da vida?
Qual área da vida requer mais atenção neste momento?
O que vai fazer para melhorar a área desfavorável? (Ideal trabalhar uma área de cada vez e iniciar pela área que você está mais descontente ou que é mais importante ou urgente para você)
Monte um Plano de Ação:
1- O que vai fazer para melhor determinada área?
Liste todas as ações que vai realizar.
2-Por que vai fazer?
Explique por qual motivo tal ação pode contribuir com a melhoria da situação.
3-Como vai fazer?
Especifique como vai fazer cada ação, seja detalhista. Cloque o passo a passo de cada tarefa e ações necessárias.
4-Quando vai fazer?
Estipule uma data. O fato de determinar tempo para uma atividade pode evitar que você procrastine, pois assim, você está assumindo um compromisso consigo mesmo.
5-Custos necessários?
Algumas ações vão demandar custos ou investimentos financeiros. É preciso antes de entrar em ação, analisar o quanto vai gastar, porque isso pode ser um impedimento ou comprometer sua ação. Dependendo da situação, você precisará de um planejamento ou de maior tempo para conseguir o valor que precisa para realizar uma ação específica.
Coloque tudo no papel e comece hoje mesmo a melhorar cada área da sua Vida.
Comentários