"Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana"
Essa frase passou a ter total sentido para mim. Nunca fui religiosa, nunca me identifiquei ou consegui assimilar os ensinamentos das igrejas X ou Y, embora tenha nascido no seio de uma família católica, não praticante, mas católica. Fiz catecismo, primeira comunhão e crisma, mas nunca vi sentido em nada disso. No entanto, rezar sempre me trouxe uma paz, uma força, algo especial. Daí eu entendi que não se trata da religião instituição, mas sim de Espiritualidade! que vai além de dogmas religiosos, tem a ver com fé, identificação com nossa existência, essência e espírito.
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. (Wikipedia)
Então, como desenvolver nossa Espiritualidade?
Meditação
A meditação é uma das maneiras mais acertada de desenvolver a nossa espiritualidade, porque meditar nos ajuda a nos conectar com nosso Eu Interior.
Deepak Chopra no livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso sugere a meditação, como forma de aplicar o silêncio consciente, para exercitar a nossa Potencialidade Pura, ou seja, a nossa essência espiritual.
Gratidão
Outra maneira simples de desenvolver a espiritualidade é ser grato, expressar gratidão. Lembre-se de todos os motivos de gratidão. Seja grato, expresse gratidão por tudo de bom que aconteceu na sua vida e até eventos não tão bons, mas de onde você tirou alguma lição e ajudou você a ser quem você é hoje. Agradecer permite um fluxo de emoção positiva e nos conecta com o que realmente somos. Ajuda a nos recordar que somos mais do que apenas matéria e que nossa vida tem mais sentido do que pensamos ter e que tudo é maior do que essa existência terrena.
Conectar -se com a natureza
Mais uma vez preciso citar as Sete Leis Espirituais do Sucesso de Deepak Chopra, pois ele nos ensina que se conectar com a natureza nos ajuda a compreender que fazemos parte de algo maior e que também somos parte integrante do universo. Sugere ficar por um período contemplando a natureza, uma planta, um rio, cheirar uma flor, contemplar o por do sol. Tudo isso nos possibilita experimentar algo arrebatador e nos conecta com nossa essência espiritual. Quem observa o por do sol sem sentir a grandeza da natureza e o milagre da vida e de Deus?!
Oração
Independente de religião, a oração nos aproxima de Deus, da grandeza do universo e nos conecta com nossa espiritualidade, porque assim permitimos nos conectar com algo maior do que nos mesmos, e compreendemos que o universo nos apoia de inúmeras formas.
Existem outras tantas formas de se conectar com nossa essência espiritual, para alguns é seguir os dogmas religiosos, estar inserido no meio religioso (institucional), para outros é se conectar com a natureza e ver Deus como o Universo. Não importa a forma que você utiliza, o que importa é a nossa busca pela essência espiritual, pois somos mais do que essa existência terrena e isso nos dá coragem para seguir, Fé e encontrar sentido na vida. Somos parte integrante do Universo e o Universo é poderoso, gigante, um milagre! Tudo se encaixa quando entendemos que somos o Milagre da vida! O espírito tendo uma experiência terrena e humana!
Comentários