É inacreditável a quantidade de pessoas que negligenciam a própria vida: fazem más escolhas pessoais ou profissionais, estão sempre procrastinando, não assumem responsabilidades pelos seus atos, preferem se colocar em posição de vítimas, colocam sua felicidade nas mãos de outras pessoas e eventos que estão fora do seu controle.
Investir no próprio desenvolvimento pessoal não é só necessário e urgente, é a única maneira de ter uma vida plena e satisfatória.
Quando você chegar ao final dessa jornada chamada vida, antes dos últimos minutos restantes de consciência, quando chegar aquela hora crucial em que irá passar um filme em sua mente, o que você desejará se lembrar? das suas realizações e conquistas, apesar das lutas e alguns fracassos? ou de não ter realizado nada de relevante?
Acredito que a resposta é óbvia! por mais que ainda não tenha tomado consciência e assumido responsabilidades, todos desejamos ter realizado algo. Isso faz parte da escala de necessidades humanas, conforme já mencionado neste Blog, bem representado pela Pirâmide de Maslow. Para Maslow, há uma hierarquia de necessidades humanas, iniciando na base da pirâmide com as necessidades Fisiológicas, como dormir, comer e etc. , passando para os próximos níveis com a necessidade de Segurança, Social, Estima e no topo, as Realizações Pessoais.
Levando isso em consideração, abordaremos 5 passos essenciais para dar início no seu processo de desenvolvimento pessoal:
1- Tome Consciência
Em primeiro lugar, é preciso tomar consciência de como está sua vida, quais são os fatores positivos e negativos, se há equilíbrio em suas ações e atitudes e o quanto a vida é ou não satisfatória.
Quais são suas metas e objetivos?
O que tem feito por você mesmo?
O quanto tem investido em seus relacionamentos, trabalho, qualidade de vida?
Qual é a sua rotina e hábitos? essa rotina te fortalece ou te prejudica?
Você tem vivido a vida que deseja? tem sido a pessoa que gostaria de ser?
Você tem orgulho das suas realizações e conquistas? ou tem levado uma vida sem sentido e sem propósito?
2- Tome decisões
Todas as grandes mudanças em nossa vida, boas e ruins, foram decorrentes de nossas decisões. Decisão é uma coisa tão importante que grande parte das pessoas evita ou protela, pois decidir implica tomar determinado caminho em detrimento a tantos outros caminhos existentes. Daí a importância de tomar boas decisões, de escolher melhores caminhos.
Não existe nenhuma possibilidade de passar pela vida sem tomar decisões, portanto, decida sempre! mas de maneira consciente e assertiva, pois o simples fato de não decidir já é em si uma decisão tomada, porém se trata de decisões das quais você não terá nenhum controle.
3- Assuma responsabilidade
Seja responsável pelas suas decisões e escolhas, pare de culpar os outros pelos seus fracassos e celebre as suas conquistas, assuma responsabilidades. Se sua vida não está bem, seu trabalho está ruim ou seus relacionamentos não vão bem, pare e reflita sobre qual parcela de responsabilidade lhe cabe nesses resultados, olhe para si, aponte primeiro o dedo para si mesmo, pois você só poderá resolver algo que esteja sobre seu controle, porque a parte do outro é sempre o outro que pode interferir.
Se seu trabalho está ruim, seu chefe não é legal, você ganha pouco, não vê perspectivas de promoções e se sente insatisfeito com os resultados que tem obtido, pare e pense sobre como você tem investido em sua carreira, qual contribuição tem levado para seu local de trabalho, quais ações e decisões tem tomado e o que VOCÊ poderia fazer para melhorar a situação, mesmo que seja mudar de emprego, caso isso seja inevitável e necessário.
O que não dá é você continuar culpando todo mundo pelo seus fracassos e acreditando que não tem nenhuma responsabilidade pelos seus resultados.
4- Faça um planejamento
O quarto passo a seguir é criar um plano, onde você deverá planejar suas ações, metas e objetivos. Coloque no papel todas as ações que deverá realizar para melhorar ou investir nas áreas da vida que estão mais defasadas ou insatisfatórias. Trabalhe uma área de cada vez, monte um plano para cada uma: Pessoal, Profissão, Qualidade de Vida, Relacionamentos, Saúde, Lazer e Estilo de Vida.
5- Entre em ação
Até aqui, você fez um inventário de toda a sua vida, tomando consciência, depois decidiu o que precisa mudar ou melhorar, assumiu responsabilidades pelos seus resultados obtidos e criou uma planejamento, mas ainda precisa alinhar tudo isso a efetivação das suas ações.
É hora de agir, fazer o que precisa ser feito, tirar o plano do papel e colocar a mão na massa, pois é assim que as coisas acontecem.
Primeiro você precisa de clareza e consciência, mas somente isso não será suficiente. Para mudar algo de fato, você precisa entrar em ação.
Seja a pessoa que você nasceu para ser! faça o que precisa ser feito! assuma o volante da sua vida!
Comentários