Pular para o conteúdo principal

3 Etapas do Processo de Autoconhecimento

O processo de Autoconhecimento, ao meu ver, deve envolver três etapas fundamentais.

Essas etapas devem conduzi-lo  na jornada de se autoconhecer  e envolve o aspecto pessoal, interpessoal e inconsciente. 

Primeira Etapa: Autoconsciência 

A primeira etapa envolve o aspecto pessoal e de autoconsciência; refere-se ao mergulho de cada um dentro do seu íntimo, seu interior; é quando paramos para nos descobrir, quando voltamos nossa atenção para nós mesmos, nossos comportamentos e reações. 

Isso ocorre através da tomada de consciência das próprias emoções, sentimentos e desconfortos, além da visão de si mesmo e da sua autoimagem.

Esta etapa se subdivide em 5 pontos principais:

  1. Como eu me vejo
  2. Quais minhas emoções e sentimentos mais recorrentes 
  3. Quais meus medos e desconfortos
  4. Quais meus talentos e interesses
  5. Quais meus pontos fortes e fracos.

Segunda Etapa: Feedback

A segunda etapa do processo de autoconhecimento envolve o feedback de pessoas próximas a você. Trata-se do como as pessoas te vêem, a opinião que os outros tem de você e como você influencia e quais impactos provoca no outro.

As nossas relações sociais e familiares e a forma como o outro reage, dão sinais de como somos. É preciso ter maturidade, autocrítica e discernimento para aceitar feedback.

O Feedback é muito necessário para mostrar os pontos cegos, aqueles hábitos, costumes e pontos fracos ou fortes que não conseguimos reconhecer e enxergar, mas que fica visível para as pessoas com quem convivemos. 

Terceira Etapa:  Expansão da Mente e Horizontes 

Consiste em reconhecer e experimentar as potencialidades e capacidades através da expansão da mente e dos Horizontes. 

Até aqui foi possível identificar nas duas etapas anteriores como você se vê e quais são suas emoções mais regulares, seus talentos e interesses, bem como, a forma como as outras pessoas te vêem, ou seja, a visão que o outro tem de você; entretanto, esta etapa envolve seus talentos ocultos, aquilo que ainda não é visível nem para você e nem para as outras pessoas com as quais você convive.

Temos habilidades e potencialidades que muitas vezes desconhecemos e que também são desconhecidas por outras pessoas. Tais habilidades podem ser desvendadas através de novas experiências, através de cursos e treinamentos, aquisição de novos conhecimentos, contato com outras culturas, outras visões de mundo e também no processo  terapêutico; onde poderá expandir sua mente e visão de si mesmo e do mundo, aflorar talentos desconhecidos e habilidades ainda não experimentadas, como por exemplo, a pessoa que não sabia que tinha habilidades artisticas e quando entra em contato com a arte, se reconhece muito talentosa. Ou a situação em que a pessoa não sabia que tinha habilidade de se recuperar de situações trágicas e se reconhece forte e resiliente quando é desafiada pelas circunstâncias.

Essa terceira etapa envolve sair da zona de conforto, Somos cheios de habilidades e capacidades que desconhecemos e descobrir tais habilidades só é possível através da coragem de se arriscar, experimentar, vivenciar novas emoções, situações, adquirir novos conhecimentos e ampliar os horizontes (mental e espacial).

O que sabemos sobre nós pode ser pouco, caso não tenhamos o hábito de se observar atenta e conscientemente, e o que os outros sabem ou sentem a nosso respeito é insuficiente para traçar nosso perfil pessoal e fornecer elementos concretos e reais sobre quem somos; pois, por inabilidades sociais ou diversos outros motivos, tendemos a usar máscaras em nossos relacionamentos interpessoais.

Acredito que as três etapas são perfeitas e poderosas para o processo de autoconhecimento ser completo, pois não se deve depender somente da própria opinião sobre si, pois temos pontos cegos, e a opinião dos outros sobre nós pode ser prejudicada, e até equivocada, por suas próprias percepções, crencas e insatisfações pessoais. 

Como você tem trabalhado seu Autoconhecimento?  Em qual etapa do Processo descrito você se encontra?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...