Pular para o conteúdo principal

Como analisar aspectos inerentes a sua vida pessoal

 Mais importante do que saber para onde se quer ir, é ter clareza de onde se está. Todo processo de mudança, desenvolvimento, busca por um propósito e atingimento de metas específicas deve ser implementada a partir da consciência do estado Atual, ou seja, sua realidade atual.

Para isso, é necessário compreender como anda cada aspecto da sua vida e, através de uma análise acurada, identificar as áreas mais insatisfatórias e as mais fortalecidas e, assim, criar um plano de ação com as decisões e ações necessárias a serem postas em prática. 

Para auxiliar no processo de Empoderamento, além de utilizar a ferramenta de Coaching Roda da Vida (Confira Post neste Blog), proponho um aprofundamento e análise de outros aspectos que podem impactar no seu processo:

Autoestima

Autoestima é o quanto você se ama, se aprecia e se aceita. É o valor que cada um se dá  e o quanto se está ou não satisfeito consigo mesmo.

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui ao aspecto pessoal de Autoestima?

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua Autoestima? 

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar ou fortalecer a sua Autoestima? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Importante ressaltar que só se muda ou melhora algo através de foco, planejamento e ação. 

Autoconfiança

Autoconfiança é a confiança em si mesma, é a habilidade de quem é seguro e confia nas próprias capacidades. 

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui ao aspecto pessoal de Autoconfiança?

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua Autoconfiança?

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar ou fortalecer a sua Autoconfiança? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Aparência

Agora, analise o quanto você está ou não satisfeita com sua aparência? leve em conta aspectos como peso, altura, formato do rosto e do corpo, enfim, seu físico. 

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui a sua aparência?

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua aparência?

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar sua aparência ou fortalecer os pontos fortes? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Após sua análise e apara estabelecer sua meta, leve em conta aspectos que estão fora do seu controle e que, portanto, não pode ser modificado, como cor da pele, altura e outros. 

Imagem pessoal

Além da aparência, é importante analisar sua Imagem pessoal, ou seja, o investimento em recursos estéticos, maquiagem, cabelo e vestimenta.

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui a sua Imagem Pessoal? 

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua Imagem Pessoal? 

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar ou investir em sua Imagem Pessoal? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Lazer e hobbies

Nem só de trabalho se vive, é preciso ter momentos de lazer, diversão e cultivar hábitos e atividades de passatempo. Algumas pessoas se dedicam a leitura, outras praticam ciclismo e outras atividades de lazer e passatempo que dão prazer a vida.

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui ao aspecto pessoal de Autoestima?

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a seu lazer e hobbies?

O que poderia fazer ainda essa semana para melhora seus hábitos de lazer e investir em hobbies? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Independência 

Independência se refere a pessoa que tem autonomia, que não se deixa manipular ou influenciar. O aspecto aqui a se considerar diz respeito a independência financeira e também a afetiva e pessoal.

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui a sua Independência? 

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua Independência? 

O que poderia fazer ainda essa semana para ter mais independência? (Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Importante ressaltar que sem independência não existe poder! empoderar-se é ter autonomia e liberdade!

Autocuidado

Como anda seu investimento no seu autocuidado? quanto tempo tira para você para se cuidar e se mimar? como se protege física, mental e emocionalmente? sim, porque o autocuidado se refere a forma como você se cuida, sua higiene pessoal, saúde, qualidade de vida, emoções, sentimentos e pensamentos. 

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui ao aspecto Autocuidado?

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a seu Autocuidado? 

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar seu Autocuidado?  ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

Cuide da sua saúde física, mental e espiritual! cuida da sua aparência e imagem pessoal! se cuide! se dê um tempo para você mesma? muitas mulheres se desdobram o tempo todo cuidado dos filhos, da família e da casa e, muitas vezes, acabam se esquecendo delas mesmas; algumas param de se arrumar, não tira um tempo para ir ao salão de beleza cuidar do cabelo, pele e unhas. 

Motivação

Motivação é o impulso interno que leva a ação! a capacidade de se mover, agir, estar atenta e pronta para agir, Motivação é igual Motivo para ação.  O quanto você se sente motivada e disposta? O que te motiva? 

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui a sua Motivação? 

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a sua Motivação? 

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar ou fortalecer a Motivação? ( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

É empoderador a capacidade de agir e de se automotivar! a motivação leva a ação e toda e qualquer conquista da vida é resultado de suas ações. 

Agora faça o seguinte exercício: 

Em uma escala de zero a dez, que nota você atribui a sua Motivação? 

Por qual motivo você atribui tal nota? 

Você está satisfeita com relação a Motivação? 

O que poderia fazer ainda essa semana para melhorar sua Motivação e se auto-motivar?( Estabeleça uma meta a curto prazo e crie um planejamento especificando o que vai fazer, como e quando) 

"Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz." (Lou Holtz)



No próximos post falaremos sobre os outros aspectos que envolve a interação com o outro é a vida profissional.

Atenção! Crie uma Meta por vez para cada aspecto e se preferir, pegue um aspecto por vez e vai aumentando conforme cumpra cada meta. Evite traçar muitas metas por vez, isso vai dificultar suas realizações e favorecer a procrastinação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...