Imagine o seguinte cenário:
Você mulher, dona de casa, com 8 filhos, tendo que pedir autorização do esposo para tudo. Sem autonomia, sem voz e reconhecida como alguém incapaz de tomar as próprias decisões, de pensar por si mesma ou de se cuidar. Sendo comparada às crianças e, portanto, tendo sempre alguém como tutor.
Felizmente, isso faz parte do passado, pelo menos como padrão social de costumes. Entretanto, ainda existem muitas mulhers presas a relacionamentos ruins, onde vivem como prisioneiras ou dependentes, seja do ponto de vista emocional, afetivo bem como do ponto de vista econômico.
Uma das características mais importantes que uma mulher Empoderada deve buscar é a independência.
Independência primeiro econômica, para não depender de nada e nem de ninguém. Ter seu próprio dinheiro, trabalho, uma fonte de renda.
Independência afetiva e/ou emocional, para dar um basta em relacionamentos ruins, não mendigar amor e nem atenção de ninguém.
Faz-se necessário uma iindependência completa, pois apesar de uma mulher ter sua própria fonte de renda, isso não garante independência, caso ela seja do tipo frágil e carente que dependa das outras pessoas para existir (dependência afetiva).
Ter independência possibilita escolher melhor os relacionamentos, decidir ir embora quando não mais se sentir necessária ou respeitada, saber que você é suficiente e que o outro deve entrar na sua vida para somar e não para ser seu salvador
Comentários