Pular para o conteúdo principal

Não anule a sua vida por amor

 Mulher, não anule a sua vida e não interrompa seus sonhos e objetivos para viver um amor e ser a parceira ideal que serve de trampolim para o parceiro crescer na vida. Não se invalide para fazer seu parceiro brilhar, tendo como único objetivo o relacionamento ideal de ensaio fotográfico e propaganda de margarina. 

Recentemente, acabei de assistir à Série Dirty Jhon, o Golpe do Amor, na Netflix. Foi a segunda temporada que mais me impactou. Quem assistiu à Série, sabe que a segunda temporada, intitulada Dirty Jhon, Betty Broderick, conta a história real de Betty Broderick, que após um divórcio conturbado, mata o ex-esposo e a atual esposa dele. 

Pois bem, o que isso tem a ver com o tema? 

Na série, o que me chamou a atenção foi o fato de Betty se anular, deixar seus sonhos em segundo plano para que o esposo prosperasse na profissão, primeiro com a formação em Medicina e, segundo, a faculdade de Direito, enquanto ela grávida, teve que sair do trabalho como professora, que era seu sonho e objetivo, e vai trabalhar em serviços menos satisfatórios para que o esposo pudesse cursar a segunda faculdade e realizasse seu objetivo de trabalhar com imperícia  médica.

Após anos de casados, com 4 filhos, na casa dos 40 anos, já com a vida estabelecida e bem sucedido financeiramente, Dan Broderick, esposo de Betty, se apaixona pela recepcionista mais jovem do prédio onde tinha seu escritório de advocacia, Linda Kolkena. Então, Dan decide pedir o divórcio, que se torna um dilema na vida de Betty que acaba perdendo tudo, a casa, a guarda dos filhos e, inclusive, sua saúde mental. 

Nas audiências de divórcio, é possível perceber que Dan Broderick não teve nenhuma consideração por todo o apoio e sacrifícios que a esposa fez para que ele pudesse realizar seus objetivos e prosperar. Fica claro que ele atribui seu sucesso profissional unicamente ao seus esforços e, invalida todo o sacrifício da esposa, que, claramente, se anulou para que ele prosperasse. A visão que ele passa da esposa é de uma mulher fútil, gastadeira, que só se importa com o dinheiro e que vivia às suas custas, embora todo o enredo da trama mostre todos os sacrifícios de Betty pelo progresso da família, especialmente o progresso do marido.

O que quero concluir com isso é que jamais uma mulher deve abandonar seus ideais para ser um trampolim do parceiro, pois assim, como aconteceu com Betty Broderick (e tantas outras mulheres da vida real) quando o relacionamento desmorona, fica a mágoa, o ressentimento de uma vida anulada e a ingratidão do outro como recompensa. 

Não estou dizendo que os casais não devem se apoiar, mas ninguém deve se anular na relação. Claro que existem os acordos e que alguns ajustes devem ser feitos, mas tome cuidado a abandonar seus objetivos visando o progresso do seu cônjuge julgando que o relacionamento vai ser sempre bom e satisfatório. 

Outro caso impactante que tomei conhecimento e que foi muito exposto nas mídias, é o da Zilu e o cantor sertanejo Zezé de Camargo, da Dupla Zezé de Camargo e Luciano. No filme Os Dois Filhos de Francisco, que conta a história da Dupla sertaneja, podemos perceber que a Zilu, esposa do cantor, teve uma participação importante na trajetória, como apoiadora e como aquela que segurou as pontas, se sacrificou nos cuidados dos filhos e para colocar dinheiro em casa, enquanto o esposo lutava pelo seu sonho e se dedicava à carreira e o objetivo de se lançar como cantor. Entretanto, muito parecida com o desfecho do casamento de Betty Broderick, Zezé de Camargo também abandona a esposa e a substituí por outra mais jovem, quando já alcançou o estrelato. E da mesma forma que dez Dan Broderick, fica evidente que o mesmo se esqueceu de todo os sacrifícios de Zilu, pois o cantor teria dito em entrevistas que Zilu só  tem uma boa vida por causa dele e do seu dinheiro. 

Fica uma alerta! Reflita e pondere se vale a pena se invalidar ou abandonar seus sonhos e objetivos para que seu parceiro brilhe. Se vale a pena viver à sombra do outro, mesmo que seja visando o ideal do casamento e a família perfeita, porque quando lá na frente, seu parceiro perceber que você não é mais suficiente e decidir te abandonar, te trair ou te trocar por outra, muitas vezes mais jovem, vai ficar só a mágoa e o ressentimento, não apenas pelo fim do relacionamento, mas pela ingratidão e pelo fato de você não ter realizado suas próprias conquistas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...