Uma jornada é um trajeto para chegar a um destino ou o tempo aplicado para uma atividade.
Gosto muito do ditado de Lao Tse que diz que a viagem de mil léguas começa com um passo. Pois bem, toda jornada de desenvolvimento e Empoderamento também começa com um passo e depois outro passo, outro passo e assim sucessivamente até o destino.
Sempre nos preocupamos excessivamente com o destino e deixamos de fazer ações concretas durante a jornada. Quando falamos de Empoderamento de mulheres, ou qualquer outro tipo de Empoderamento, precisamos ter em mente que não é algo que se dá da noite para o dia, nem algo que vai exigir apenas uma ação específica.
Na jornada da Mulher que busca ser mais Empoderada, de exercer seus direitos, ter acesso, voz e poder sobre sua própria vida, algumas habilidades devem ser desenvolvidas, alguns aspectos precisam ser fortalecidos e ações precisam ser implantadas.
Empoderamento Feminino
As pessoas oprimidas ou que recebem menos atenção na nossa sociedade, muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo. É daí que surge o empoderamento. As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças. (Fonte: impacthubecuritiba.com)
O Empoderamento, basicamente, diz respeito à tomada de poder para si, é a mulher se fortalecer e ajudar outras mulheres no processo, para fazer valer seus direitos, assumir a responsabilidade pela propria vida, ser a protagonista da sua história.
Apesar de anos de luta e de conquistas femininas, onde rompemos com o patriarcado, conquistamos o direito de participação política e cidadã, direito de ter acesso ao conhecimento e educação em todos os níveis, de planejar a maternidade etc., ainda se faz necessária a luta feminina por igualdade de gênero em todos os aspectos, seja ele pessoal ou profissional, político e econômico. Ainda não ocupamos nossos espaços, mulheres ainda são vítimas de violência de gênero, morremos ou somos agredidas por ser mulher. Basta ler os jornais ou sites de notícias para vermos quantas mulheres tem suas vidas interrompidas por parceiros afetivos, ou ex- parceiros.
Empoderar-se é fazer frente as desvantagens de século de submissão. A mulher dos séculos passado era tida como incapaz e, portanto, precisava ser tutelada por um homem, o pai de depois o esposo.
Empoderar-se é ter seu próprio padrão de beleza, é poder fazer as proprias escolhas, sem atender as exigências da sociedade e nem desempenhar papéis determinados: mulher nasceu para ser mãe, esposa e dona de casa.
Já estamos nessa jornada e ainda temos muito o que caminhar.
Jornada da Mulher Empoderada
Qual deve ser a jornada de um mulher que busca seu Empoderamento?
Vou elencar alguns aspectos que precisam ser trabalhados para que mulhers de fato consigam atingir o empoderamento:
Autoestima e Autoconfiança
Toda mulher precisa desenvolver ou fortalecer sua Autoestima e Autoconfiança. Isso significa que toda mulher tem que aprender a se amar, ter orgulho de quem se é, estar satisfeita com a imagem no espelho, independente de padrões estéticos e sociais, muitas vezes irreais.
Toda mulher precisa acreditar mais em si mesma, nas suas competências e habilidades e parar de fazer comparações com outras mulheres.
Autorresponsabilidade
Mulheres não são incapazes, somos dotadas de capacidades e potencialidades, apesar de séculos sendo tratadas como seres inferiores e sem capacidades intelectuais.
Isso significa, que devemos assumir responsabilidade pela nossa própria vida, nossas escolhas, nosso corpo.
Sair da eterna posição de vítima e se posicionar como quem tem capacidade de gerir a própria vida. Parar de esperar pelo outro, de se submeter a situações ou relacionamentos que te inferiorizam.
Autorresponsabilidade é o ato de se responsabilizar por si mesma, pois ao contrário dos contos de fadas, não tem essa de príncipe encantado que vai te salvar do alto de uma torre ou te fazer reviver com o beijo do amor verdadeiro.
Imagem Pessoal
Imagem Pessoal tem a ver com a forma como você se vê e se mostra ao mundo, sua vestimenta, sua forma de agir e se expressar, seu autocuidado.
Estudos revelam que 55% da primeira impressão que as pessoas tem de nós é baseada em nossa aparência, 38% no tom e voz e 7% no que você diz. Sabendo disso, podemos supor que a primeira impressão que deixamos aos outros é a nossa aparência e como ela pode impactar positiva ou negativamente.
Portanto, devemos estar atentas a nossa aparência! Cuidar da nossa higiene pessoal, higiene das roupas, o que vestimos, como nos comportamos. Depois temos que também estar atentas ao nosso tom de voz e como nos expressamos. Ter uma boa dicção, falar de maneira clara e objetiva. Ter uma postura determinada, segura e confiante. Isso tudo vai compor a nossa Imagem Pessoal.
Isso não quer dizer que devamos seguir padrões de modas, como vestir determinada roupa que está na moda, ser magra, alta e perfeita. Não e disso que se trata, mas se apresentar como alguém que se cuida, que se valoriza e tem credibilidade. Sim, porque a nossa Imagem Pessoal pode interferir na nossa credibilidade, você pode ser uma excelente profissional na sua área, mas dependendo de como você se veste e fala, isso pode fazer com que as pessoas nao dêem crédito as suas habilidades.
Além de impactar os outros, a imagem pessoal também tem um impacto nas nossas emoções e autoconfiança. Quando olhamos no espelho e não gostamos do que vemos, isso mina nossa força, nosso poder.
Independência Afetiva e Financeira
Ser independente do ponto de vista afetivo significa que você não depende do afeto e aprovação dos outros.
Ser independente financeiramente, ter seus próprios rendimentos financeiros sem precisar depender do dinheiro de terceiros, te coloca numa posição de poder.
Pessoas dependentes não tem poder nenhum, quando você depende da aprovação ou do dinheiro de outra pessoa, você não é livre, você não tem poder de escolha, porque você coloca no outro a responsabilidade sobre você.
Portanto, tenha seu próprio dinheiro, adquira habilidade de suprir as próprias carências afetivas. Invista na sua saúde mental e emocional e no seu Desenvolvimento profissional.
Trabalho e carreira
Ter independência financeira, muitas vezes, consiste em ter um trabalho.
Tenha um trabalho que garanta sua fonte de renda! Mas não só isso, procure por realização, carreira. Tenha plano de carreira, saiba seus objetivos profissionais, onde você quer chegar.
Conhecimento
Invista em adquirir sempre mais conhecimento, técnico, especializado e getal.
Já disseram que conhecimento é poder!
Invista em conhecimento para alavancar sua carreira, para ter mais cultura e evoluir enquanto pessoa.
Lembre-se que, nós mulheres, lutamos muito para ter acesso à educação. Isso só revela que manter mulheres sem conhecimento é a forma mais fácil de submetê -las.
Sororidade
Você sabe o que é Sororidade?
Sororidade é o não julgamento de outras mulheres e ouvir suas reivindicações, tem a ver com empatia. O termo se traduz em fraternidade.
Muitas vezes, as mulheres são as primeiras a julgar ou se por contra outras mulheres:
Quando é traída pelo parceiro, geralmente a nulher continua com o parceiro e se vinga ou sai por ai cobrando da outra a postura que devia cobrar dele.
Mulheres julgam o comportamento sexual da outra: nossa aquela é "piranha" " mulher fácil" e por aí vai.
Mulheres que dizem que preferem amigos homens, porque mulheres são todas falsas.
Mulheres que cobram postura da outra com relação a criação dos filhos e acha normal o pai não ver a criança e nem ajudar com o sustento.
São tantas as referências, que não dá para falar de tudo aqui, mas o importante é parar para refletir: a rivalidade feminina é algo muito forte e presente na nossa sociedade e se trata de uma construção cultural. Quanto mais rivais, menos a gente se une! Desunidas, somos mais fracas.
Sororidade é um exercício de Empoderamento, porque coloca as questões feminina nao como assunto particular e problema individual, mas cria a ideia de coletividade, de que o problema não é daquela mulher, é de todas nós. Mexeu com uma mexeu com todas. Isso é poder.
Fotos Pinterest
Comentários