É comum vermos mulheres em pequenos grupos em locais públicos, ou no mínimo, em dupla. Mulheres foram levadas desde sempre a estarem acompanhadas, sendo por herança história, em sociedades patriarcais e em tempos antigos, não era permitido à mulher sair desacompanhada. Além disso, também há a questão da segurança, sair sozinha, principalmente à noite, pode ser perigoso para uma mulher.
A verdade é que nos adaptamos a nos conectarmos com outras mulheres. Isso pode ser uma coisa boa, a conexão feminina pode ser algo Empoderador, no entanto, as relações femininas precisam ser mais de apoio, empatia, conexão real e Sororidade.
Mulheres precisam aprender primeiramente a se reconheceram como indivíduos livres e autônomos, porque mesmo após todo o processo de emancipação feminina, existem fortes resquícios da dependência da mulher, onde muitas não conseguem ou não se permitem estar em sua própria companhia. Ao meu ver, isso pode criar relacionamentos tóxicos, pois se conectar com alguém é diferente de ser dependente de alguém.
A partir daí, após se reconhecer como indivíduos livres e autônomos, somente com isso em vista é que as conexões femininas podem ser enriquecedoras e fonte de Poder, porque em um grupo com mulheres fortes, independentes, se dá a possibilidade de estabelecer as condições ideais e propícias para o desenvolvimento de todas as demais, além de vínculos e interações genuínas.
Quem já observou um grupo de mulheres pode comprovar a força que essas conexões tem, a ponto de em locais que mulheres estão muito próximas, como local de trabalho, por exemplo, onde há uma frequência e rotina, é comum ouvirmos falar que os ciclos menstruais acabam coincididndo, todas menstruam quase que ao mesmo tempo; é a teoria da sincronização do ciclo menstrual, não comprovado por estudos científicos.
Enfim, acredito que mulheres já possuem a capacidade de se conectarem, no entanto, sou da opinião de que essas conexões deveriam ser mais genuínas e trabalhadas para gerar uma fonte de Empoderamento coletivo. Onde mulheres mais velhas fossem uma fonte de sabedoria para Mulheres mais jovens; mães veteranas fossem uma fonte de acolhimento e orientação para mães de primeira viagem; mulheres bem sucedidas no trabalho, fossem uma fonte de inspiração, modelagem e apoio para outras em início de carreira; mulheres fortes e decididas fossem um fonte de motivação para outras no seu Processo.
Faça parte da nossa Comunidade no Whatsapp
Comentários