A arte imita a vida e a vida imita a arte. Isso é inegável.
As séries, filmes e livros são tão fascinantes e nos provocam diversas sensações, sentimentos e reflexões. Através da ficção, podemos ter contato com outros mundos, realidades e personalidades interessantes. Através da ficção, podemos conhecer ou reconhecer mulheres que são verdadeiras inspirações.
Diante disso, eu listei 3 séries e filmes com mulheres fortes e determinadas, ficção com um forte apelo de Sororidade e que prova que a união feminina Fortalece e empodera as mulheres.
The Bold Type - Poder Feminino
Minha primeira dica é essa série empolgante que conta a histórias de três grandes amigas: Jane Sloan, Sutton Brady e Kat Edison. As três amigas trabalham em uma revista de moda. Estão sempre apoiando uma às outras e elas estão à procura do sucesso, amor e diversão enquanto precisam lidar com inúmeros desafios na vida pessoal e profissional.
O que me chama atenção é a amizade das três jovens, pois sororidade é tudo. Além disso, a série traz sempre temas que envolvem o universo feminino e seus dilemas e desafios, como decidir não ter filhos, a retirada dos seios como procedimento preventivo ao câncer de mama por motivo de ser positivo para alguns genes tendo em vista o histórico familiar, ou assumir a homossexualidade.
Além das três protagonistas, outra personagem icônica é Jaqueline Carlyle, Editora-chefe da revista. Essa mulher além de inteligente e elegante, é um exemplo de sororidade como chefe de equipe e de força feminina em mulheres com poder.
A série tem 4 temporadas e está no catálogo da Netflix. Vale muito a pena assistir.
O Sorriso de Monalisa
O filme teve sua estreia em 2004, protagonizado pela maravilhosa Júlia Robert representando a professora Katharine Watson que é uma professora recém-formada que vai lecionar História da Arte em uma conceituada e conservadora escola para moças nos anos 50.
Katharine se rebela contra o sistema e repressão da sociedade conservadora da época e a forma com que as meninas são educadas. Para ela, é um desperdício ver tantas meninas capazes e inteligentes sendo educadas para apenas se casarem e serem mães.
Ao longo da história, vão surgindo conflitos e o desabrochar das estudantes que começam a questionar também elas as normas injustas da sociedade e passarem a olhar para as outras como iguais.
As Telefonistas
A série está no catálogo da Netflix com 6 temporadas. A história tem início no ano de 1929 e se passa emnuma companhia telefônica em Madri. Quatro personagens se destacam que são mulheres fortes, decididas e que se unem para se apoiarem diante dos desafios da época: Alba Romero (Lídia), Carlota Rodrigues Angeles Vidal e Marga.
Elas se conhecem quando vão trabalhar como Telefonistas e não demora muito para se conectarem umas com as outras e se apoiarem diante das injustiças de uma sociedade machista e patriarcal. Chegam até a virarem cúmplices de um assassinato.
Ao longo da história, algumas vão tomando seu poder; antes frágil e vivendo relacionamento abusivo, essas mulheres vão florescer através da união.
Destaque da série, para mim, é a capacidade e o poder que mulheres desenvolvem quando estão unidas em torno de objetivos comuns.
Fonte: Fotos Pinterest
Comentários