O termo Empoderamento usado para descrever mulheres fortes, bem sucedidas, com autoestima, autoconfiança e autonomia incomoda muita gente, homens e mulheres; sim, minha gente, mulheres também são machistas, tanto ou até mais que os homens. Isso é um fato, basta observar comentários em redes sociais envolvendo o tema.
Por que será que uma mulher empoderada ou o fato de as mulheres estarem cada vez mais buscando empoderaramento tem incomodado tanto?
Todo esse movimento de Empoderamento vai de encontro a uma mentalidade e realidade machista, conservadora e ultrapassada. Choca-se com a ideia da mulher submissa, boazinha que nasceu para ser mãe, que anseia se casar e, portanto, tem que assumir uma postura de docilidade e desprotecao afim de ter o perfil perfeito para ser a escolhida de um homem que queira desposa -la.
A sociedade atual ainda não suporta ver que uma mulher pode ser forte, bem sucedida, confiante e poderosa e que não depende de um homem. Daí, a insistente tentativa de ridicularizar as mulheres que são ou que anseiam o empoderamento.
Outro dia vi um vídeo falando sobre o fato de mulheres estarem solteiras aos 40 anos, mas foi um comentário que me chamou a atenção. "Elas não valorizam os homens, querem ser empoderadas e aos 40 anos estão solteiras."
Sabe o que incomoda essas pessoas? é o fato de a mulher querer conquistar outras coisas, como estabilidade financeira, carreira, liberdade, conhecer o mundo, antes de querer se casar. Daí, eles coroam seu machismo com a frase final: agora que está com 30, 40 anos querem casar, mas aí já é tarde, pois não servem mais porque estão velhas e não são mais bonitas e desejáveis, eles dizem. Fica claro nesse discurso que somente os homens podem escolher. Escolher investir na carreira, liberdade de sair com várias mulheres e tudo bem se ele decidir se casar depois dos 30 ou 40 anos, pois ele é homem e envelhecimento é só coisa de mulher. O tempo não "estraga" o homem, ele sempre poderá escolher e sempre terá opção, pois quando chegar aos 40 ele pode escolher se casar com uma menina de 20.
As pessoas querem passar a ideia de que mulher empoderada não serve para casar ou não desejam ter relacionamentos estáveis e não se casa porque quer ser empoderada e como resultado, ficam solteiras e infelizes. Mulher empoderada se casa sim, mas uma mulher empoderada não vai ter o casamento como prioridade. Ela não vai entrar em um relacionamento dependente ou submissa ao homem.
As pessoas estão acostumadas a verem mulher aceitar qualquer coisa por medo de ficar sozinha. Quando um Levante de mulheres decide que não vai mais aceitar qualquer coisa, isso incomoda muita gente.
Alem disso, é preciso frisar que estar solteira não é a pior coisa da vida de uma mulher não, muito pior é estar em um relacionamento ruim para provar para os outros que você não ficou encalhada.
A quem interessa que mulheres voltem a ser fracas, dependentes, ingênuas, submissas e tendo como único projeto de vida casar e ter filhos?
Vale a reflexão!
Comentários