Por séculos e ao longo de toda história, mulheres foram impedidas de acessos básicos, como educação, trabalho, renda e impedidas de autonomia, sendo submissas aos homens e sujeitas aos seus desmandos e interesses.
Entretanto, tem gente que ainda defende que mulheres eram impedidas de autonomia por motivo de "proteção". Impedi-las de acessar direitos, de ter autonomia e exigir submissão e seguir um papel determinado na sociedade se tratava apenas de "proteção."
Talvez a intenção primordial tenha sido essa, mas o que sabemos é que mulheres nunca foram protegidas, mas sim, oprimidas.
É opressão quando você é tratada como incapaz. É opressão quando você é impedida de exercer direitos básicos. É opressão quando você não pode se pertencer e passa a ser um mero objeto masculino. É opressão e não proteção quando o homem tem todo o poder sobre sua vida, decisões e ações.
Eu acho essa ideia de "Proteção" um discurso muito perigoso e que depõem contra as mulhers, porque isso só confirma que mulheres são incapazes e indefesas e, portanto, não deve ter autonomia.
Proteção todos nós precisamos, tanto mulheres como homens, proteção de um sistema excludente, machista, preconceituoso e materialista que chega a beira da desumanização. Necessitamos todos de proteção e direitos humanos, mas justificar que mulheres devem se curvar aos homem porque precisam ser protegidas e justificar toda uma jornada de desmerecimento e inferiorização como proteção é no mínimo insensatez.
Conceito de Proteção e Opressão:
Proteger
Ainda vivemos na cultura em que ter alguém sobre sua proteção, por exemplo um filho menor de idade, anula o direito do outro que até pouco tempo atrás estava sujeito a maus tratos físicos. Sim, eu até concordo que a ideia inicial seria colocar a mulher sobre proteção do homem, pois biologicamente o homem sempre foi mais forte fisicamente, no entanto, essa proteção se tornou opressão. E a luta do movimento feminista só ganhou adeptas e força porque essa proteção se virou contra a mulher e a história está aí para confirmar.
A opressão existe porque o opressor consegue iludir o oprimido fazendo com que ele acredite que é o melhor para ele.
A Jornada da Mulher nunca foi de PROTEÇÃO, mas sim de OPRESSÃO.
Quem protege não mata, não anula, não estupra e não inferioriza o outro.
Comentários