Tenho observado uma onda de mulheres falando sobre a submissão ao homem e levantar a bandeira contra o Feminismo e o Movimento de empoderamento da mulher, querendo a volta dos bons costumes e dos bons tempos.
Agora, eu te pergunto: Bons tempos para quem?
Para a mulher é que não é. A história e as estatísticas estão aí para provar que submissão feminina nos relacionamentos amorosos nunca foi bom ou vantagem para nenhuma mulher.
Segundo o dicionário, submissão é:
- 1.condição em que se é obrigado a obedecer; sujeição, subordinação.
- 2.disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência, subalternidade.
Por séculos, mulheres foram submissas e tratadas como inferiores e a herança deixada por essa submissão são as estatísticas alarmantes de toda forma de violência contra a mulher: assédio, estupros, agressões físicas e psicológicas, negação de igualdade de direitos e em casos extremos, até a morte.
Fico muito preocupada e entristecida com mulheres que defendem a ideia da submissão como algo bom e necessário. Quando mulheres criticam o empoderamento feminino como se buscar o próprio poder, a independência, o desenvolvimento pessoal e profissional fosse algo ruim.
Isso nos revela o quanto nossa sociedade ainda é misógina, machista e o quanto as mulheres ainda se deixam manipular pelo discurso do opressor.
Ser submissa nunca foi motivo de respeito e proteção para a mulher e nunca garantiu relacionamento nenhum. Mulheres não eram mais respeitadas quando eram obrigadas a serem recatas, doces e do lar e não continuam sendo respeitas só porque decidiram ser capacho de homem.
Comentários