Pular para o conteúdo principal

Crenças limitantes e Crenças empoderadoras

Seus resultados, conquistas e sucesso na vida dependem da forma como você vê o mundo e tem relação direta com aquilo que você acredita.

Crenças são nossas convicções, nossas verdades absolutas que podem nos fortalecer ou nos enfraquecer.

Trata-se de uma convicção profundo, aquilo que você acredita sem questionar. Nossas crenças são formadas ao longa da vida, através de experiências, sensações, exemplos e ensinamentos. 


As crenças são formadas com base no que vemos, ouvimos e sentimos. Ao viver determinadas experiências repetidamente, o nosso cérebro fortalece e registra o resultado dessas experiências e, a partir de um determinado tempo, toma aquele resultado como verdade para outras situações que se assemelham ao que foi vivido.


Algumas CRENÇAS foram herdadas por familiares, antepassados, pela escola, professores e amigos e vão se fortalecendo ao longo da vida.


As Crenças podem ser de dois tipos: 


Crenças Fortalecedoras:  Crenças positiva, que nos fortalece e nos ajuda a avançar em busca dos nossos objetivos.

Por Exemplo: 


Eu sou inteligente

Eu ganho dinheiro com facilidade

Eu sou uma pessoa de valor


Crenças Limitantes:  Crenças negativas e que nos limitam, prejudicando alcançar nossos objetivos.

Por exemplo: sou burra;  Sou velha ou nova demais etc.


Tendo em mente que é a partir do que acreditamos que vamos pensar e agir e que cada ação leva a um resultado e esses resultados estão intrinsecamente ligado com as nossas crenças, então se torna lícito e urgente que avaliemos as nossas crenças e, assim, ficarmos consciente dos nossos sabotadores.

Por outro lado, é necessário adquirir novas crenças que sejam mais fortalecedoras e que nos apoiem e nos empoderam.


Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão.Henry Ford



Umas sãs crenças mais comuns no universo femininos são as seguinres:


"Eu não sou boa o suficiente, não sou magra, jovem, inteligente ou bonita o suficiente."


"Eu preciso fazer os outros felizes, então eu não serei rejeitada." 


"Eu tenho que ficar nesse relacionamento, porque eu não sei me virar sozinha" 


Reflita sobre cada uma das crenças acima e questione-as! De onde vieram essas crenças? Quais são as evidências de que são verdadeiras? Por que preciso continuar acreditando nisso? Se eu continuar acreditando nisso, quais serão meus resultados? 


Ressignifique cada crença e as substituas por outras mais poderosas e fortalecedoras.


" Eu sou boa o suficiente, independente do que for. Sou Eu quem determina meu valor." 


" Eu posso ser que eu sou, não é tarefa minha fazer os outros felizes e nem tarefa de ninguém me fazer feliz, me amar e me aprovar. " 


"Ninguém precisa estar em um relacionamento, somos o suficiente por nós mesmos. Os relacionamentos são parcerias e não dependência. Além disso, quem não é feliz sozinho, jamais será feliz com o outro. Como já mencionado, ninguém  tem a obrigação de me fazer feliz, essa é minha tarefa. E sim, eu sou um indivíduo único e posso ser feliz sozinha, posso cuidar de mim mesma."


Questione todas as crenças que te limitam e coloque sempre uma nova crença que te Fortaleça e te empodera! Jamais aceite verdades absolutas que te prejudica e aprenda a ver as coisas por outro ângulo e ressignifique sua visa, suas crenças e seus resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...