O que realmente é Objetificação Feminina, Conceito:
"A objetificação, termo cunhando no início dos anos 70, consiste em analisar um indivíduo a nível de objeto, sem considerar seu emocional ou psicológico.”
Eu gostaria de refletir um pouco sobre a objetificação da mulher e expor minha opinião sobre o tema.
Pesquisando o termo, observei que há muita referência aos corpos desnudos, exposição de corpos perfeitos em anúncios de cerveja, em alguns casos, onde se confunde cerveja e a mulher.
Me deparo diariamente com muitos comentários em redes sociais sobre isso e muitas críticas com relação às mulheres que expõem seus corpos nas redes e de artistas que se valem da sensualidade e do próprio corpo para sua performance em palco, como a cantora Anita e Luiza Sonza, por exemplo.
Eu gostaria de trazer minhas conclusões sobre o tema e, a seguir, refletir sobre a objetificação da mulher.
Objetificação para mim, não é a mulher exercer livremente sua sexualidade ou sensualidade, se vestir de forma provocante ou sexy.
É sempre um fenômeno externo, é algo imposto a nós e que afeta todas as mulheres de maneira coletiva.
Objetificar uma mulher é criar gráficos de valor, escalas que medem o valor feminino através do comportamento, vivências etc. Escalas que dizem se temos ou não valor de mercado: como idade, beleza, quantidade de filhos etc.
Objetificar é colocar a mulher numa condição de atender expectativas. É desconsiderar seus gostos, interesses, forma de pensar e agir, é desconsiderar sua história. É a imposição de regras e limites intransponíveis.
Objetificar uma mulher é dizer como ela precisa ser, parecer, se vestir, se comportar como se fosse um ser inanimado, produto na vitrine que precisa ter valor de compra.
É o machismo puro e completo e a misoginia. Não se trata da exposição do corpo feminino, se trata da utilização do corpo feminino por terceiros para promoção de produtos e consumo.
Muito se fala da mulher que usa o próprio corpo para aparecer como sendo uma objetificação, eu não concordo com essa afirmação, pois se o corpo é dela e ela faz uso desse mesmo corpo para sua própria performance artística ou outra forma de autopromoção, como pode ser considerado objetificação? A mulher tem liberdade de fazer uso da sua própria imagem. Objetificar é criar regras de como mulheres devem se comportar, de como devem usar seu corpo, exercer a sua sexualidade ou sensualidade. É objetificação sim, quando outros se valem desses corpos para se promoverem, mas não acredito que é objetificação quando a mulher assume o poder sobre o seu próprio corpo.
Para mim, é objetificação também quando você dita se uma mulher pode ou não mostrar seu próprio corpo e exercer sua liberdade, porque essa ação desconsidera as crenças, os gostos, interesses e a subjetividade da mulher.
Comentários