Pular para o conteúdo principal

Empoderamento Feminino: Por que é necessário??

Fala-se tanto em empoderamento Feminino e nas mais variadas situações, seja no dia a dia da mulher, nos relacionamentos, no mercado de trabalho. O empoderamento se tornou um objetivo claro de grande parte das mulheres porque se trata da busca por espaços, respeito, dignidade e poder, objetivos impensados em tempos remotos, mas que se tornaram realidade para a mulher atual.

Para entender a importância do empoderamento Feminino, é necessário fazermos um resgate histórico, voltarmos no tempo para entender todo um processo que se iniciou antes mesmos das lutas do movimento feminista por igualdade, direitos e acessos, pois a sociedade que temos hoje, os costumes, hábitos e mentalidade coletiva é fruto de uma jornada que se iniciou lá no início da humanidade. 

Ao longo da história da civilização, coube a mulher sempre um papel secundário e imposto, como alguém que precisava estar abaixo do homem. Nos  Séculos 18 e 19, cabia a mulher o único e imposto papel de mãe e dona de casa. Devendo submissão e recato. Enquanto a mulher era obrigada a exercer tais papéis e ficar restrita à vida doméstica, devendo obediência ao seu marido, o homem podia sair, trabalhar, ter um careira política e conquistar espaços e poder.

Mulheres foram consideradas incapazes por séculos, sendo subjugadas à condição de dependência do homem e, portanto, sujeita a toda sorte de maus tratos. A raiz da nossa sociedade é o patriarcado, onde o homem era quem detinha o poder de escolha e decisão e cabia aos demais, filhos e esposa, a obediência. 

As mulheres foram à luta, começaram a reivindicar direitos, igualdade e acessos, como Educação, participação política  trabalho etc.

A sociedade foi se transformando e tem se transformado cada dia mais. As mulheres contemporâneas tem acesso à Educação, em todos os níveis, estão liderando no mercado de trabalho, tem participação na política e tem escolhas e opções, entretanto, não podemos negar que a sociedade atual ainda carrega os resquícios de séculos da ideologia patriarcal e um machismo enraizado. 

Basta observar os desafios femininos na rotina familiar, no mercado de trabalho e em tantas outras instâncias, que fica claro que apesar das conquistas, ainda precisamos avançar muito quando se fala das questões de gênero.

Mulheres ainda continuam sendo discriminadas no mercado de trabalho, basta observar as pesquisas do próprio IBGE sobre diferença salarial entre homens e mulheres. 

Mulheres são mortas todos os dias por seus companheiros ou ex-companheiros, namorados, esposos etc. Uma mostra clara do quanto homens ainda se sentem donos, proprietárias das mulheres e de como a mulher ainda é vista como mero objeto que está aqui para agradar aos homens. 

É aqui que entra o "Empoderamento Femininno", porque não basta ter leis que nos garantem acesso, igualdade e facilidades se a mentalidade ainda é patriarcal e machista. A emancipação feminina trouxe muitos benefícios, mas também trouxe novos desafios, entre eles a liberdade, o poder de escolha, decisão e a mulher acabou ficando sobrecarregada com novos papéis como forma de "punição" às nossas conquistas. Apesar de termos evoluído como sociedade, isso não foi definitivo para exterminar com o machismo, muito pelo contrário, abriu brecha para a misoginia. Basta observar em falas do tipo: "estão reclamando do que? Vocês não queriam direitos e igualdade?"  "Querem direitos iguais, mas não querem carregar saco de cimento", e por aí vai. 

Sim! Queremos direitos e igualdade, mas isso não acontece na prática. O movimento de empoderamento vem para ajudar mulheres a se fortalecerem, a buscar seus objetivos, ocupar seus espaços e se sentirem capazes e habilitadas, porque já sabemos que nada nos será dado de graça. 

Tudo bem, já entendemos que empoderamento Feminino é importante, mas como mulheres podem alcançar esse empoderamento? 

Através do autoconhecimento, da busca da sua identidade e reconhecimento das suas fortalezas e também dos pontos fracos. Conhecer a si mesma já é um processo de empoderamento, porque quem se conhece, sabe seus limites e também suas potencialidades e passa a viver conforme suas regras.

Através do fortalecimento da Autoestima e Autoconfiança. Vivemos em uma sociedade que determina padrões de beleza Feminino, que dita regras e impõe como devemos ser para sermos aceitas, padrões esses, muitas vezes inatingíveis e irreais. Temos que ser sempre belas, bonitas, magras, jovens e etc. Esses padrões mudam com o tempo, mas sempre são padrões massacrantes e que tira a liberdade, a identidade e também a autoestima da mulher que está sempre em busca de atender expectativas e, por vez, a autoestima baixa prejudica a autoconfiança e destrói todo o poder feminino. Não existe poder sem Autoconfiança.

Através da Independência. Lutamos e conquistamos a emancipação e, portanto, somos livres para fazer nossas próprias escolhas. Devemos nos manter livres e independentes. As mulheres precisam entender que são capazes e buscar essa independência, mas muitas delas estão em relacionamentos ruins por medo de ficar sozinhas ou continuam totalmente dependente do homem sob o ponto de vista financeiro. Felizmente, hoje podemos trabalhar e ter nosso próprio dinheiro, algo impensado no passado. Podemos escolher estar ou não em um relacionamento bem como ser ou não se mães. Apesar de ainda haver toda uma expectativa e pressão social, nós, mulheres, podemos escolher. No entanto, muitas mulheres continuam vivendo como se não pudessem escolher e continuam nutrindo certa dependência em relação ao homem, seja afetiva, emocional e até financeiramente.

Através do reconhecimento da nossa capacidade e potencialidades. Por séculos fomos consideradas "incapazes", mas provamos que mulheres são tão ou mais capazes que os homens, portanto, a mulher atual precisa se reconhecer como alguém com capacidade e ir em busca de ocupar seus espaços. 

Por fim, o empoderamento exige um projeto de vida. Nossas antecessoras, mães, avós e outras que vieram antes delas, tinham papéis restritos e impostos e um único objetivo: encontrar um bom partido, casar, ter filhos e cuidar da casa. Mulheres não podiam sonhar ou ter outros objetivos ou objetivos pessoais, precisavam atender as expectativas da sociedade. O empoderamento hoje também tem a ver com o estabelecimento de metas e objetivos e um ptojeto de vida que não atende a interesses e expectativas alheias, mas sim, aos próprios anseios pessoais da mulher. 

Empoderar- se é saber que você é capaz, que você tem escolhas e opções, planejar a própria vida e buscar as próprias conquistas, evolução e realização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Machismo e Feminismo: A Falsa Equivalência

O machismo vai sempre prosperar enquanto vivermos em uma sociedade que compara machismo e Feminismo como algo equivalente. Enquanto houver mulheres que se orgulham de ser Antifiministas onde assumem uma postura absoluta de total desprezo às mulheres se tornando meras passadoras de pano para "macho escroto". Ou aquelas que passam a vida romantizando o passado e tentando reconstruir a mulher recatada e do lar, como se ser submissa fosse algo maravilhoso e imprescindível ao gênero feminino. Enquanto mulheres não pararem de se odiar, sucumbindo a essa estratégia machista e manipuladora: dividir para conquistar. Enquanto mulheres não se reconhecerem como fazendo parte de um gênero que por séculos foi diminuída e subjugada, tida como indispensável, inferior e apenas acessório masculino. Enquanto as pessoas não entenderam que o Feminismo não se trata de ua luta contra o homem, mas sim, uma luta contra a dominação do homem e o machismo que inferioriza, agride e mata. E que machismo s...

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é...

Mundo da Barbie e Mundo Real

Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!  O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.  O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade. Não! o filme não é sobre a inferiorizaç...