Todos nós, sem exceção, desejamos ser amados, apreciados, respeitados...isso faz parte da natureza humana e está inscrita na Pirâmide de necessidades humanas (Pirâmide de Maslow).
Entretanto, o que você oferece aos outros? O que você tem dado para receber amor e compreensão em troca?
Trago aqui uma reflexão através de uma analogia ficcional: Na novela de autoria de Manoel Carlos, Páginas da Vida, a personagem Marta, interpretada pela atriz Lilian Cabral, já no início, nos primeiros capítulos, após uma discussão com o esposo, desabafa com o filho que gostaria de ser amada e que não se sente amada e respeitada pelo esposo e que ele sempre está contra ela. Ao longo da novela, é possível ir identificando a personalidade difícil e sem empatia. Após descobrir que a filha Nanda está grávida de gêmeos, ela não aceita, briga e xinga a filha, fazendo com que a mesma se sinta ainda mais desamparada por ter sido abandonada pelo pai das crianças.
Daí, eu fiquei refletindo sobre isso. Como podemos querer ser amadas, valorizadas se quando o outro precisa de empatia e acolhimento, não sabemos acolher a dor do outro, ter empatia, perdoar e ajudar.
Tem gente que se ressente da falta de amor que não recebe dos outros, mas não sabe dar amor, não sabe falar uma palavra de carinho.
Já parou para pensar que o amor que você não recebe está no motivo de você não ser capaz de demonstrar e dar amor?
Reflitam! O que você está oferecendo?
Comentários