Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade.
Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades.
Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados e reconhecidos, não estamos buscando nosso desenvolvimento, estamos jogando a responsabilidade da nossa vida nas mãos dos outros.
Quando você decide se desenvolver, é para você mesmo que você deve olhar, é de você mesmo que você deve cobrar, julgar e analisar. Desenvolver-se é um processo particular e interno, não espere que o mundo mude para te acomodar, mude você para assumir a parte que te cabe, porque quando você muda e evolui, as circunstâncias também mudam. Quando você muda e evolui, você tem total capacidade de discernir quem deve ou não estar do seu lado. Não exija que o outro mude ou que as coisas fiquem mais fáceis, busque ser mais forte e descubra por si quem e quais situações valem a pena persistirem em sua vida.
Pare de culpar o outro e assuma a responsabilidade pelos seus atos e escolhas, pois são elas que vão permitir a vida que você está levando e os resultados que você está alcançando.
Já parou para observar que pessoas infelizes e fracassadas estão sempre culpando alguém por sua infelicidade e não tem a capacidade de se perguntar qual é a sua responsabilidade no processo?
Quando você coloca a responsabilidade no outro e culpa as circunstâncias, você se coloca numa posição de vítima onde não há recursos e onde você não pode fazer nada. Quando você olha para si e assume que tem responsabilidade sobre seus resultados e circunstâncias, você se empodera e se coloca em um estado cheio de recursos e possibilidades. Você sai da condição de vítima e se coloca em uma posição de protagonista.
Entenda que se tem uma pessoa que você consegue mudar é a você mesma. Se tem uma circunstância e resultado que você consegue mudar, são suas próprias circunstâncias e resultados, não se diminua para atender as expectativas alheias e nem se limite esperando que os outros atenda as suas expectativas ou mude para que você seja mais feliz e realizado.
Comentários