Em 20 de Julho de 2023 teve a estreia de um dos filmes mais comentado e mais aguardado do cinema e também um dos filmes mais aplaudido e também mais criticado: Barbie!
O filme traz uma excelente crítica social que faz a gente refletir sobre a sociedade e sua organização bem como evidencia as questões femininas, a dominação masculina, os desafios da mulher real e traz um paralelo entre o mundo fantasia cor de rosa, onde tudo é perfeito, todos os dias são maravilhosos e tudo está no seu devido lugar e o mundo real, onde existe desigualdade, onde mulheres envelhecem, sofrem de ansiedade, tem sentimento, emoção etc, enfim, na vida real não somos uma boneca: sempre perfeita, arrumada, de salto alto, sem celulite ou outras imperfeições.
O que chama a atenção são as críticas sempre contundentes onde restringem o filme a um apelo lacrador feminista e um filme anti-homem e desconsidera toda a reflexão inteligente e necessária da sociedade.
Não! o filme não é sobre a inferiorização do homem, em momento algum o filme retrata ódio da Barbie com relação ao Ken, como muitos insistem em argumentar. Na verdade, o filme fala sobre a mulher e os padrões sociais e apenas evidencia o patriarcado e a dominação masculina.
Se algum homem se sentiu inferiorizado por esse filme é porque só se atentou ao mundo fantasia da Barbie onde ela é a "chefe", a protagonista e o Ken mais parece um acessório dela, mas não refletiram sobre o fato que no mundo real são eles que dão as cartas! A mulher só tem poder e prestígio no mundo da Barbie porque esse mundo sim é um mundo da mulher, representado pelas bonecas, brinquedo exclusivamente feminino. Fica mais claro quando comparamos a realidade com a fantasia, pois a Barbie diz que mulheres podem ser tudo o que querem e que homens são indispensáveis, mas no mundo real tudo acontece ao contrário. Seria demais se até no mundo da fantasia mulheres levassem desvantagem.
A revolta ao filme e o boicote apela ao fato que o mundo da Barbie retrata a mulher como figura central, mas se refletirmos sobre o tema, veremos que o mundo sempre foi assim, o homem como centro e se por um lado, um mundo onde mulheres são figuras importantes, onde tudo é sobre elas faz as pessoas se revoltaram e achar que o filme é anti-homem, porque não questionar que um mundo onde tudo é comandando por homens não se trata de um mundo anti-mulher?
Vale a reflexão!
Comentários